terça-feira, 13 de novembro de 2012

'Caçadores de eclipse' brasileiros vão até a Oceania para ver fenômeno raro

Grupo viaja em cruzeiro para observar o eclipse total de sol.
Costa leste da Austrália atraiu mais de 50 mil turistas do mundo todo.


Um grupo de turistas brasileiros viajou cerca de 15 mil km e chegou até a Oceania com um objetivo curioso: ver o eclipse total de sol, que ocorrerá entre a tarde e a noite desta terça-feira (13), pelo horário de Brasília, e na manhã do dia 14, pelo horário local.
O eclipse total de sol é um fenômeno raro e atraiu mais de 50 mil turistas do mundo inteiro à costa leste da Austrália, de onde ele será mais visível. A maioria dos visitantes está nas cidades de Cairns, Port Douglas e Atherton.
O auge do eclipse ocorrerá às 6h38 do dia 14 (horário local) – 18h38 no horário do Brasília –, quando o sol ficará encoberto por cerca de dois minutos.
Brasileiros do Clube de Astronomia de Brasilia em viagem à Oceania para ver eclipse total de sol (Foto: Arquivo pessoal)
Brasileiros no cruzeiro pela Oceania. Em pé, da esq. para a dir.: Sandro Rosa, Heleno e Walkíria Melo, Isabel e Marcelo Domingues; segurando a bandeira, Amanda Monteiro e Ricardo Melo (Foto: Arquivo pessoal)

De Brasília para a OceaniaTrês dos “caçadores de eclipses” brasileiros que viajaram para a região são funcionários públicos e membros do Clube de Astronomia de Brasília (CasB), que reúne astrônomos amadores da capital federal.
Eles saíram do Brasil no fim de outubro e levaram as famílias para fazer uma viagem pela Nova Zelândia e um cruzeiro temático de 15 dias pela Austrália e pelas ilhas da Nova Caledônia.
No roteiro, passeios em museus e pontos turísticos tradicionais convivem com palestras com especialistas sobre temas como “As grandes questões sobre o sol e o futuro da pesquisa solar” ou “A vida e a morte das estrelas”. Na mala, eles levaram binóculos e câmeras para fotografar o eclipse. Também foram distribuídos no navio óculos especiais para a observação da fase parcial do fenômeno e, assim, evitar danos aos olhos.
Eles vão observar o eclipse em alto mar, no percurso entre a cidade australiana de Mackay e as ilhas da Nova Caledônia. O planejamento da excursão para a Oceania ocorreu depois que o grupo do CAsB não conseguiu concretizar outra viagem para ver um eclipse total de sol, em 2010.
O primeiro destino seria a Ilha de Páscoa, mas houve problemas com o transporte e a acomodação e o plano mudou para El Calafate, no sul da Argentina. “Mas as condições climáticas e de observação não eram favoráveis e acabamos desistindo. Um grande erro da nossa parte, pois o eclipse foi fantástico e só vimos observar as fotos de outras pessoas que tiveram mais fé do que nós”, conta Sandro Rosa, que está na Oceania com a namorada, Amanda Monteiro.
Outro membro do grupo, Marcelo Domingues, já havia ido sozinho para a China em 2009 para observar o fenômeno, mas só conseguiu fazer imagens da fase parcial, já que o tempo estava nublado. Agora, ele está com a esposa, Isabel, no cruzeiro pela Oceania. “A observação de um eclipse solar em um mesmo local é extremamente rara, daí a necessidade de nos deslocarmos para os pontos onde esses eclipses ocorrem”, diz Marcelo.
Ele lembra que o último eclipse solar visível do Brasil ocorreu em 2006, e a totalidade só pôde ser observada em Natal, no RN. O próximo no país ocorrerá apenas em 2046.
Além de funcionário público, o outro membro do grupo, Ricardo Melo, é professor de física da Universidade Católica de Brasília. Ele foi ao cruzeiro com os pais, Heleno e Walkiria.
Segundo Ricardo, a viagem até agora está “perfeita”. Ele só torce para que a previsão de céu nublado  no momento do eclipse não se cumpra. “Esperamos que o céu esteja limpo para que possamos fazer o maior número de fotos possíveis”, diz.
Telescópio na praia de Palm Cove, na Austrália, onde será visto o eclipse total de sol (Foto: Greg Wood/AFP)
Telescópio montado na praia de Palm Cove, na Austrália, onde será visto o eclipse (Foto: Greg Wood/AFP)

Música e maratona
O último eclipse total na costa leste da Austrália foi visto há 1.300 anos. Aproveitando o burburinho em torno do fenômeno (e o fluxo de turistas), as cidades da região organizaram uma série de atividades esportivas e culturais.
Festivais de música e gastronomia como o Eclipse 2012 Festival e o Port Douglas Eclipse Festival se estenderão até a próxima semana.
Os esportistas poderão participar da 1ª Solar Eclipse Marathon, prova que inclui maratona e meia-maratona na cidade de Port Douglas. A agência Kamel Turismo, do Rio de Janeiro, levou cinco brasileiros para a prova. Eles chegaram ao local no último sábado (1) e ficarão até o dia 16.

A maratona começará assim que os primeiros raios de sol reaparecerem através da lua. “É o primeiro evento esportivo com um sinal de largada intergaláctico”, ressalta o site da corrida.

Fonte:  http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/11/cacadores-de-eclipse-brasileiros-vao-ate-oceania-para-ver-fenomeno-raro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário