terça-feira, 13 de novembro de 2012

Céu nublado pode atrapalhar visão de eclipse total na Austrália

Norte do país é a única região do mundo que verá eclipse total.
Fenômeno acontece nesta quarta (14), noite de terça no horário de Brasília.


Milhares de turistas, cientistas e astrônomos amadores que foram até o Nordeste da Austrália para ver o eclipse total do sol estão preocupados com a previsão do tempo. Meteorologistas afirmam que o céu pode estar nublado na hora do fenômeno.
O eclipse acontecerá na manhã desta quarta (14) na Austrália, noite de terça no horário de Brasília. O Norte da Austrália é a única parte do mundo que verá o eclipse total. O Leste do país, a Nova Zelândia, a Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile terão eclipse parcial.

Telescópio fornecido pela Nasa é montado em Palm Cove, em Queensland, na Austrália (Foto: Greg Wood/AFP)
Telescópio fornecido pela Nasa é montado em Palm Cove, em Queensland, na Austrália (Foto: Greg Wood/AFP)

O Norte da Austrália tem uma população muito pequena e fica distante dos principais centros do país. O ponto que mais recebe turistas é a cidade de Cairns, no Nordeste, próxima à Grande Barreira de Corais. A infraestrutura turística da cidade a permite receber os curiosos que vão até lá para ver o evento astronômico.
Segundo Jeff Gillies, da Secretaria de Turismo do estado de Queensland, onde fica Cairns, mais de 50 mil pessoas se dirigiram à região para ver o eclipse, e alguns deles reservaram com mais de três anos de antecedência.
O último eclipse total visto na Austrália aconteceu há dez anos, e o ponto de maior visibilidade foi no Outback, como é chamado o grande deserto que ocupa a maior parte do território australiano.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/ceu-nublado-pode-atrapalhar-visao-de-eclipse-total-na-australia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário