quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cientistas usam 'telescópio cósmico' para identificar galáxia distante

Grupo de estrelas serve como lente para amplificar luz de corpos celestes.
Pesquisa revela galáxia que pode ser a mais longínqua já vista.

Imagem mostra o grupo de galáxias que serviu como 'lente cósmica'. (Foto: Nasa/Divulgação)
Imagem mostra o grupo de galáxias que serviu
como 'lente cósmica'. (Foto: Nasa/Divulgação)

A agência espacial Americana Nasa divulgou nesta quinta-feira (15) a imagem de uma galáxia que pode ser a mais distante já vista pelo homem.
Para identificá-la, os astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble, e ainda tiveram uma “mãozinha” de um fenômeno segundo o qual grandes grupos de galáxias desviam a luz de outras galáxias que estão atrás delas com sua gravidade, atuando como "lentes cósmicas".
Isso permitiu que a nova descoberta, que ganhou o nome de MACS0647-JD, fosse observada com até oito vezes mais claridade. Um grupo de pesquisa liderado por Marc Postman, do Instituto de Ciência Telescópica Espacial, em Baltimore, nos EUA, é especializado em usar essas “lentes cósmicas”.
Segundo a Nasa, a luz da MACS0647-JD viajou 13,3 bilhões de anos até chegar à Terra. Isso significa que as imagens obtidas dela são de cerca de 420 milhões de anos após o Big Bang, a grande explosão que, em teoria, deu origem ao universo. A galáxia observada é bem menor que a Via Láctea, ressalta a Nasa.
Imagem divulgada pela Nasa mostra, no destaque, a 'pequena' galáxia MACS0647-JD, recém-identificada. (Foto: Nasa/Divulgação)
Imagem divulgada pela Nasa mostra, no destaque, a 'pequena' galáxia MACS0647-JD, recém-identificada. (Foto: Nasa/Divulgação)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/cientistas-usam-telescopio-cosmico-para-identificar-galaxia-distante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário