terça-feira, 13 de novembro de 2012

Curiosidade:Observações a olho nu

Longe de luzes ofuscantes das cidades, em fazendas ou acampamentos, poderemos ver toda a abóbada celeste estrelada. O olho humano é o instrumento óptico que melhor se adapta as mais diferentes circunstâncias. Na obscuridade, a sensibilidade do olho pode se tornar 200 mil vezes superior a visão em pleno dia, graças ao aumento do diâmetro da pupila e a formação da púrpura retiniana, substância vermelha fotossensível, que se forma na obscuridade. É preciso um intervalo de quase uma hora no escuro para se beneficiar dessa vantagem. Um intervalo de 15 minutos é o mínimo para que se inicie qualquer observação, tanto a olho nu quanto no telescópio. No caso de incidências periódicas de luzes, o processo de adaptação da retina começará a sofrer retardamentos que poderão prejudicar a readaptação ao escuro. O Sol parece surgir do mesmo lado do horizonte, sobe e em seguida desce para o oeste. Norte, frente; sul, trás. Em regiões acima do horizonte sul, as estrelas parecem girar ao redor de um ponto, o pólo sul celeste. Tal movimento é aparente. Um observador nos pólos nunca veria as estrelas nascerem ou se porem no horizonte.
Observando sempre de um mesmo lugar, um observador verá que uma mesma estrela aparece e desaparece todos os dias em um mesmo ponto do horizonte, todavia, de um dia para o outro, notaria que uma mesma estrela aparece e desaparece 4 minutos mais cedo. Em um mês o avanço será de 2 horas. Portanto, o céu de 1° de setembro ás 20 hs será o mesmo de 10 de agosto as 22 hs. Observando-se o céu sempre na mesma hora, o seu aspecto se modifica: algumas estrelas deixam de ser vistas e outras surgem. Num intervalo de 6 meses, todas as constelações visíveis serão diferentes, e no final de 1 ano, estaremos na situação inicial.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!!!!

    Legal!!!! Parabéns pelo texto e que ele represente, o vencimento da inércia que lhe prendia em não escrever artigos próprios!!!!
    Viu como não foi tão difícil assim???? Agora, por favor, continue, deixe fluir a sua verve criativa em nos brindar com mais posts como esse, certo????

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir