quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Detectada no Chile maior emissão de energia de um buraco negro

Astrônomos americanos detectaram a maior emissão de energia de um buraco negro captada até hoje, com a utilização do potente telescópio VTL (Very Large Telescope), do observatório Paranal, no norte do Chile, informou em um comunicado o Observatório Europeu Austral (ESO) na última quarta-feira (28).
A poderosa emissão de energia, ao menos cinco vezes maior da que os astrônomos tinham conhecimento até agora, partiu de um quasar, centro luminoso de uma galáxia ativado por buracos negros supermaciços, segundo a nota da ESO.
"Descobrimos a ejeção de quasar mais energética conhecida até o momento. A velocidade com que esta energia é liberada é equivalente a dois milhões de vezes a potência que emana do Sol", informou Nahum Arav, um dos astrônomos autores do estudo. Os quasares liberam grandes quantidades de material para suas galáxias anfitriãs, o que desempenha um papel muito importante na evolução galáctica, segundo a ESO.
A descoberta destas potentes ejeções ajudará também a revelar outras teorias, inclusive "como a massa de uma galáxia está associada à massa de um buraco negro central, e porque há tão poucas galáxias grandes no universo", sustentou o informe da ESO.
Os especialistas fizeram a descoberta graças à utilização do Very Large Telescope, que com dez anos de funcionamento, é considerado o telescópio óptico mais avançado do mundo.
O VLT está localizado em Paranal, um potente observatório operado pela ESO que está situado a 2.600 metros de altitude, perto da cidade de Antofagasta (1.361 km ao norte de Santiago).


 Concepção artística mostra o jato de matéria que veio de um buraco negro ejetada pelo quasar SDSS J1106+1939. Segundo o Observatório do Sul (ESO, na sigla em inglês), este é o jato mais poderoso já identificado no espaço, pois sua energia equivale a, pelo menos, dois trilhões de vezes a liberada pelo Sol, ou seja, cerca de cem vezes a força dissipada pela Via Láctea
 Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2012/11/29/detectada-no-chile-maior-emissao-de-energia-de-um-buraco-negro.htm

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!!!!

    Vejo, com satisfação que a minha teoria sobre os buracos negros serem vórtices, um "tornado espacial" ganha mais aceitação, ou seja: o quasar é a outra parte do buraco negro, daí a ligação entre eles!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir