sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ônibus espacial Atlantis é levado para futuro museu na Flórida

Nave aposentada em 2011 deve ser exibida ao público em julho de 2013.
Transferência nesta sexta (2) inclui trajeto de 16 km e homenagem da Nasa.



O ônibus espacial Atlantis, aposentado pela Nasa junto com os demais da frota no ano passado, é transferido nesta sexta-feira (2) de um hangar do Centro Espacial Kennedy para o Complexo de Visitantes do local, em Cabo Canaveral, na Flórida, onde será exposto a partir de julho de 2013.
A cerimônia oficial deve levar o dia todo e inclui um percurso de 16 quilômetros – com duas paradas previstas para homenagens – até o lugar onde está sendo instalado um museu. O Complexo de Visitantes fica ao lado da área de lançamentos da agência espacial americana.

Atlantis (Foto: Bill Ingalls/Nasa)
Equipamento com várias rodas levará o ônibus espacial Atlantis até o novo endereço (Foto: Bill Ingalls/Nasa)

Pela manhã, o ônibus foi acompanhado pela banda da Escola de Ensino Médio Titusville e pela guarda da Escola de Ensino Médio Merritt Island. Participaram também astronautas e membros da equipe técnica da Nasa que ajudou, durante 30 anos, a preparar os ônibus espaciais para suas missões. O grupo é seguido, ainda, por vários veículos que se encarregam de retirar eventuais obstáculos do caminho.
Enquanto o salão de exposições de 90 mil metros quadrados for finalizado, os quase 1.500 metros quadrados e 24 metros de envergadura do Atlantis serão cobertos com uma capa de proteção. Depois de tudo pronto, o ônibus espacial será exibido em um pedestal de 10 metros de altura. As portas do compartimento de carga ficarão abertas, o trem de pouso será recolhido e um braço robótico será instalado nele.

Atlantis (Foto: Bill Ingalls/Nasa)
Banda e guarda de duas escolas, além de funcionários da Nasa, seguiram cerimônia (Foto: Bill Ingalls/Nasa)

O Atlantis é o quarto ônibus espacial a ser exposto ao público nos EUA – o primeiro foi o Discovery, exibido desde abril no Museu Nacional Aeroespacial do Instituto Smithsonian, nos arredores de Washington D.C., e o segundo, o Endeavour, que começou a ser visitado esta semana no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
Histórico do Atlantis
Em 33 missões, sendo 12 à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), o Atlantis percorreu mais de 200 milhões de quilômetros de distância. Seu voo final, o STS-135, encerrou o programa de ônibus espaciais da Nasa, no dia 21 de julho de 2011.
O Atlantis fez sua primeira viagem em órbita em outubro de 1985, quando voou para uma missão secreta do Departamento de Defesa dos EUA, durante a Guerra Fria. A segunda viagem ao espaço foi realizada um mês depois.
Entre os feitos da nave, está o lançamento em 1989 das sondas Magellan (Magalhães), para mapear o planeta Vênus, e Galileo, para observar Júpiter. Em 1995, o Atlantis se tornou um símbolo do fim da guerra entre EUA e Rússia, ao acoplar-se na estação espacial russa Mir – a primeira de sete missões para levar astronautas e suprimentos.
Em 2009, esse ônibus espacial fez a última missão de manutenção do telescópio Hubble, equipando-o com novos sensores e hardware para mantê-lo em funcionamento.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/onibus-espacial-atlantis-e-levado-para-futuro-museu-na-florida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário