terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relembrando Noticias:Maior lua de Saturno pode conter água líquida sob crosta de gelo

30 de junho de 2012

Sonda Cassini, da Nasa, traz dados sobre a estrutura interna de Titã.
Descoberta está descrita na edição desta semana da revista 'Science'.


Dados da sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), revelam que a maior lua de Saturno, Titã, contém uma camada de água líquida sob sua crosta de gelo.
A descoberta está descrita na edição desta semana da revista “Science” e dá as melhores pistas obtidas até agora sobre a estrutura interna de Titã.
Enquanto a lua orbita o planeta, os pesquisadores visualizaram um movimento de compressão e extensão, e deduziram que, se Titã fosse formada inteiramente por rochas duras, a atração gravitacional de Saturno poderia causar “marés” de no máximo 1 metro de altura. A Cassini, porém, detectou saliências de até 10 metros de altura, o que sugere que Titã não seja feita de um material inteiramente sólido.
Segundo o principal autor do estudo, Luciano Iess, da Universidade La Sapienza de Roma, na Itália, a detectação de grandes marés em Titã leva a uma conclusão quase inevitável de que existe um oceano escondido em suas profundezas.
O pesquisador destaca que a busca por água é uma importante meta na exploração do Sistema Solar, e agora os cientistas têm visto outro lugar onde ela pode ser abundante.
A presença de uma camada de água líquida abaixo da supercífie de Titã não é por si só um indicativo de vida. Os pesquisadores acreditam que a vida provavelmente surja quando a água líquida entra em contato com as rochas, e as atuais evidências ainda não dizem se o fundo do oceano de Titã é feito de rocha ou gelo.
Esses resultados podem ter uma grande implicação sobre a solução do mistério do armazenamento de metano no interior de Titã e de como esse gás chega até a superfície da lua. Na crosta, o metano fica instável e deve ser destruído em um espaço de tempo geológico curto.
Sonda Cassini Nasa (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Imagem obtida pela Cassini em 21 de maio de 2011, a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros de Titã, mostra a principal lua de Saturno passando em frente ao planeta e a seus anéis. A sonda da Nasa flagrou movimentações em Titã ao longo de cinco anos (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute) Segundo o principal autor do estudo, Luciano Iess, da Universidade La Sapienza de Roma

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/06/maior-lua-de-saturno-pode-conter-agua-liquida-sob-crosta-de-gelo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário