quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Robô humanoide japonês fará companhia para astronauta na ISS

Autoridades japonesas anunciaram nesta quinta-feira o desenvolvimento de um pequeno robô humanoide falante que será enviado para fazer companhia ao astronauta japonês a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, em parceria com a divisão de robótica da Toyota, a Agência de Exploração Aeroespacial (Jaxa), ao grupo publicitário Dentsu e outras empresas japonesas, vão fabricar um androide de 34 polegadas de altura, capaz de manter uma conversa de forma natural, em japonês, com o astronauta japonês Koichi Wakata a partir do segundo semestre do próximo ano.
O Japão possui um espaço chamado Kibo dedicado à experimentação na ISS.
O robô, que pode andar, reconhecer rostos e registrar imagens, deve ser concluído em fevereiro.
De acordo com as imagens apresentadas pelos designers do projeto, ele deve parecer com um pequeno astronauta futurista, lembrando também "Astro Boy" (ou Astroboy) concebido pelo falecido artista de mangá Osamu Tezuka.
Um apelo público foi lançado para encontrar um nome para este humanoide, assim como para o seu irmão gêmeo, que permanecerá no solo para eventual ajuda.
O objetivo deste projeto é estudar em que medida um robô de companhia pode levar apoio moral a pessoas isoladas durante um longo período de tempo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2012/11/29/robo-humanoide-japones-fara-companhia-para-astronauta-na-iss.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário