segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Anel mais denso de Saturno é visto em detalhes pela sonda Cassini

Imagem do anel B foi feita no dia 22 de julho e divulgada agora pela Nasa.
Cientistas ainda tentam entender a origem e a natureza dessas estruturas.


Uma nova imagem do anel B de Saturno, o mais denso e maciço de todos os anéis do sexto planeta do Sistema Solar, foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela agência espacial americana (Nasa).
O registro foi feito pela sonda Cassini no dia 22 de julho, em luz visível e com uma câmera grande angular.
Os cientistas ainda tentam entender a origem e a natureza das diferentes estruturas que formam o anel B de Saturno. O anel C também é visível no interior do B, e o A aparece nos cantos superior e inferior da foto abaixo.
Anéis B Saturno (Foto:  Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute )
Anel B é visto na cor mais clara, entre os anéis A e C (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute )

Essa perspectiva mostra o lado dos anéis iluminado pelo Sol, 7 graus acima do plano dos anéis. O ponto de vista foi obtido a uma distância de 324 mil quilômetros de distância de Saturno, e a escala da imagem é de 16 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, na Califórnia, projetou, desenvolveu e montou a sonda e suas duas câmeras. Atualmente, o JPL administra a missão, e o Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado, fica responsável por operar as imagens.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/12/anel-mais-denso-de-saturno-e-visto-em-detalhes-pela-sonda-cassini.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário