segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Astrônoma flagra raríssimo 'arco-íris de fogo' em Itanhaém, SP

Fenômeno é extremamente raro e é formado de jeito diferenciado.
Meire Santos também registrou um halo solar neste domingo (2).

Arco-íris de fogo em Itanhaém, SP (Foto: Meire Ruiz Santos/VC no G1)
Arco-íris de fogo foi flagrado em Itanhaém por astrônoma (Foto: Meire Ruiz Santos/VC no G1)
Uma astrônoma amadora de Itanhaém, no litoral de São Paulo, flagrou um dos mais raros fenômenos da natureza. Meire Ruiz Santos, que há três anos observa o céu e se informa em sites especializados sobre o calendário dos fenômenos, conseguiu fazer imagens de um arco-íris de fogo. A internauta enviou as fotos por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.
Segundo a astrônoma amadora, o arco-íris de fogo, também conhecido como arco-íris horizontal, se diferencia dos fenômenos em forma de arco durante a formação, já que é gerado pela refração de cristais de gelo, ao invés de gotículas de água líquida. O arco-íris horizontal enviado por Meire foi fotografado no final de outubro.
Arco-íris de fogo em Itanhaém, SP (Foto: Meire Ruiz Santos/VC no G1)
Arco-íris de fogo foi ressaltado com filtros pela
imprensa especializada (Foto: Meire Ruiz/VC no G1)
Na tarde deste domingo (2), Meire conseguiu outra foto. Desta vez, a astrônoma fotografou um grande halo solar. Ela conta que estava em uma rede social quando um amigo postou que estava visualizando o fenômeno. "Eu saí, vi e fiz uma foto para postar na internet. Logo em seguida um amigo de Portugal viu que o fenômeno estava acontecendo por lá também", conta.
O fenômeno do halo solar é relativamente comum e natural. Ele ocorre quando há cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode se dividir em cores, ficando semelhante ao arco-íris. Às vezes é possível ver halos ao redor da Lua e, neste caso, o fenômeno recebe o nome de halo lunar.
Halo solar foi visto na tarde deste domingo em Itanhaém, SP (Foto: Meire Ruiz Santos/VC no G1)
Halo solar foi visto na tarde deste domingo em Itanhaém, SP (Foto: Meire Ruiz Santos/VC no G1)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/12/astronoma-flagra-rarissimo-arco-iris-de-fogo-em-itanhaem-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário