terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Empresa apresenta voo de 5 minutos sem gravidade por 5.980 euros

O Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e uma empresa privada apresentaram nesta terça-feira (4) uma oferta de voos nos quais, durante cinco minutos se poderá sentir a ausência da gravidade e cujo preço é de 5.980 euros.

"Não se pode dizer que seja barato, mas é o preço que se tem para conseguir realizar um sonho de infância, o de viver a mesma sensação que se tem no espaço", assegurou à Agência Efe o diretor-geral da empresa Avico, Gilles Gompertz, que comercializará os voos.

Os organizadores da experiência asseguram que será a primeira vez na Europa que o público em geral vai compartilhar as experiências dos astronautas.

Gompertz acrescentou que o preço é "comparativamente muito interessante" se for levado em conta que viver uma experiência espacial não é fácil e que os turistas que viajam para a Estação Espacial Internacional pagam US$ 20 milhões.


"Os voos no Virgin Galactic são espetaculares, porque se sobe até a estratosfera, mas o tempo que se está sem gravidade é também de cinco minutos. E custam US$ 200.000", assegurou.
O diretor-geral da Avico disse que o dinheiro arrecadado servirá para amortizar o investimento no avião, introduzir renovações técnicas no mesmo e financiar a pesquisa.
"Não há nem lucro, nem subvenção do Estado", disse Gompertz, assinalando que sua empresa embolsará uma porcentagem como comercializadora dos voos.
Para o próximo ano, os organizadores já têm previstos três voos, um número que pretendem ir aumentando a partir de 2014, em função da demanda e das necessidades científicas do avião, que vai continuar sendo prioridade da pesquisa.
O primeiro voo decolará do aeroporto de Bordeaux, no sudoeste da França, no dia 15 de março próximo, e a Avico já vendeu quase todas as passagens, por isso já marcaram data para o segundo, 27 de junho, com saída do aeroporto parisiense de Le Bourget.
A experiência será possível graças ao avião A300 ZERO-G, que a filial do CNES Novespace tem para fazer experimentos científicos, e, que pela primeira vez, será posto à disposição do público.
Cada voo, que durará em torno de duas horas e meia, poderá fazer 15 parábolas, o que completará um total de 5 minutos acumulados de tempo sem gravidade.
Cada voo contará com a presença do astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Jean-François Clervoy, que além disso é presidente da Novespace.
O A300 ZERO-G levará em cada missão 40 passageiros que serão divididos em três grupos de dez turistas e, o resto, uma equipe de segurança e instrutores

Nenhum comentário:

Postar um comentário