quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EUA voltam a lançar aviões futuristas sem piloto para o espaço

X-37B poderia dar início a nova era de espionagem, dizem especialistas.
Veículo de 8,9 metros de comprimento foi lançado por um foguete Atlas V.


Os Estados Unidos lançaram ao espaço na terça-feira (11), pela terceira vez, seu avião futurista X-37B, um pequeno dispositivo teleguiado que, segundo especialistas, poderia dar início a uma nova era de espionagem.
O longo veículo, de 8,9 metros de comprimento, foi lançado por um foguete Atlas V à 1h03 local (16h03 de Brasília) de Cabo Canaveral, na Flórida, em uma missão sobre a qual a Força Aérea americana deu pouquíssimos detalhes.
A United Launch Alliance, empresa conjunta entre a Boeing e a Lockheed Martin, ofereceu em troca, ao vivo e por streaming, imagens da decolagem em sua página na internet e afirmou que a missão apoiaria "a experimentação espacial".

Avião Nasa (Foto: Nasa/AFP)
Ilustração de avião não tripulado lançado ao espaço pelos EUA nesta terça-feira (11) (Foto: Nasa/AFP)
O Exército americano descreveu o programa X-37 B como uma forma de por à prova "tecnologias para uma plataforma de testes espaciais confiável, reutilizável e não tripulada", depois da retirada do programa de ônibus espaciais da Nasa.
A natureza secreta do equipamento do X-37B levou à especulação na mídia sobre os objetivos da missão, com alguns especialistas apontando que a Força Aérea americana está buscando novas formas de espionagem.
Especialistas em temas espaciais acreditam que o veículo, com capacidade para voltar à Terra e retornar mais uma vez ao espaço, poderia ser o último grito em programas de espionagem e ser usado potencialmente para interferir em satélites de países rivais.
A China mostrou recentemente grande interesse no espaço, tornando-se a terceira nação depois dos EUA e da antiga União Soviética a enviar seus próprios satélites, em uma prova interpretada por Washington como uma "advertência".
Esta é a segunda missão do X-37 B original, que foi lançado ao espaço em 2010 no programa inaugural de voo e permaneceu em órbita por mais de meio ano. Um segundo X-37B retornou à Terra em junho, após orbitar o planeta durante 469 dias, em um teste que foi além da intenção inicial de voo, estimada em 270 dias.
O projeto do X-37 B foi lançado pela Nasa em 1999 e adotado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançados do Pentágono, que planeja novas tecnologias militares para os Estados Unidos.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/12/eua-voltam-lancar-avioes-futuristas-sem-piloto-para-o-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário