quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nasa divulga imagem noturna da Terra como 'bola de gude preta'

Satélite fez imagens do planeta durante a noite.
As imagens livres de nuvens, capturam as luzes com inéditos detalhes.


Quase 40 anos depois do dia em que a tripulação da Apollo 17 capturou a famosa imagem da Terra como uma "bola de gude azul" flutuando no espaço, em 7 de dezembro de 1972, a Nasa divulgou um vídeo mostrando o planeta à noite, como uma "bola de gude preta".
As imagens livres de nuvens, tiradas com equipamentos de registro em alta resolução dos espectros visível e infravermelho, a bordo de um satélite da Nasa e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), captura as luzes noturnas da Terra com inéditos detalhes.
Imagen registrada por satélite da Nasa mostra a Terra durante a noite (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)
Imagen registrada por satélite da Nasa mostra a Terra durante a noite (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)

O sensor é capaz de capturar o equivalente a três imagens de baixa luz simultaneamente, o que permite que os pesquisadores estudem a atmosfera, o solo e os oceanos da Terra à noite.
"São dados de altíssima qualidade", disse Christopher Elvidge, cientista da NOAA, a jornalistas numa conferência em San Francisco. "Eu a qualifico como uma resolução espacial seis vezes melhor."
O equipamento, conhecido pela sigla VIIRS (de "conjunto de imagens por radiometria infravermelha visível") é capaz de distinguir o brilho intrínseco da atmosfera noturna e também a luz de um único navio no meio do oceano. O VIIRS está instalado no satélite Suomi NPP, que orbita a Terra cerca de 800 quilômetros acima dos pólos.
Foto de satélite mostra os Estados Unidos durante a noite, com concentração de luzes na Costa Leste (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)
Foto de satélite mostra os Estados Unidos durante a noite, com concentração de luzes na Costa Leste (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)

Os cientistas usaram o sensor dia-noite para observar a supertempestade Sandy, iluminada pela luz da lua, quando da sua passagem pela costa de Nova Jersey, em 20 de outubro. O recurso também flagrou os apagões que atingiram áreas urbanas assoladas pela tempestade.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA começou a usar o sensor dia-noite do VIIRS para prever nevoeiros em regiões costeiras, como a de San Francisco.
Algumas imagens do VIIRS surpreenderam os cientistas. O sensor, por exemplo, capturou a luz da alta atmosfera iluminando as nuvens e o gelo em comprimentos de onda visíveis - à noite.
Foto mostra a costa do Atlântico na América do Sul. De cima para baixo, as maiores concentrações de luz mostram as cidades de Buenos Aires, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)
Foto mostra a costa do Atlântico na América do Sul. De baixo para cima, as maiores concentrações de luz mostram as cidades de Buenos Aires, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/12/nasa-divulga-imagem-noturna-da-terra-como-bola-de-gude-preta-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário