terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Arcos de estrela podem bater contra 'muro' de poeira em até 5 mil anos

Gigante vermelha mais próxima da Terra se chocaria 12.500 anos depois.
Alpha Orionis tem mil vezes o diâmetro do Sol e brilho 100 mil vezes maior.


A estrela gigante vermelha mais próxima da Terra, chamada Alpha Orionis ou Betelgeuse, pode colidir seus múltiplos arcos de poeira em forma de escudo contra um "muro" também de poeira espacial nos próximos 5 mil anos, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). Já o astro bateria contra essa barra 12.500 anos depois.
A imagem abaixo, feita em infravermelho pelo Observatório Espacial Herschel, da ESA, mostra os vários arcos em torno da Alpha Orionis, que fica sobre o "ombro do caçador" na constelação de Órion.
Estrela Alpha Orionis pode se chocar contra muro de poeira (Foto: ESA/Divulgação)
Gigante vermelha Alpha Orionis pode se chocar contra 'muro' de poeira à esquerda (Foto: ESA/Divulgação)
O astro pode ser facilmente visto a olho nu no Hemisfério Norte durante as noites de inverno. Ele aparece na cor vermelho-alaranjada, à esquerda das famosas Três Marias, localizadas no cinturão de Órion.
A Alpha Orionis tem cerca de mil vezes o diâmetro do nosso Sol e um brilho 100 mil vezes maior. Como ela já se transformou em uma gigante vermelha – caminho natural pelo qual o Sol deve passar, dentro de 5 bilhões de anos – e perdeu uma parte significativa de suas camadas externas, essa estrela deve em breve explodir como uma supernova.
Os dados do Herschel revelam como os ventos da Alpha Orionis colidem contra o meio interestelar ao redor, criando uma onda de choque à medida que o astro se movimenta pelo espaço, a cerca de 30 km/s.
Longe da estrela, além dos arcos de poeira, é possível ver o "muro" de poeira, uma estrutura linear que, segundo teorias anteriores, seria resultado do material ejetado pela Alpha Orionis em uma fase anterior de sua evolução. A nova análise, porém, sugere que a barra seja um filamento ligado ao campo magnético da galáxia ou à borda de uma nuvem próxima.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/arcos-de-estrela-podem-bater-contra-muro-de-poeira-em-5-mil-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário