segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cometa se aproxima no fim do ano e poderá ser visto a olho nu

Por enquanto, não é um asteroide, mas sim um cometa, que está chamando a atenção dos astrônomos. Em novembro, o cometa Ison se aproximará da Terra e é possível que seu brilho seja tão forte quanto o da Lua, podendo até ser avistado durante o dia.
A ação do calor do Sol sobre o corpo gelado do cometa criará uma brilhante cauda que poderá ser vista a olho nu daqui de baixo. Isso deve acontecer do fim de outubro até janeiro de 2014.
Mas o melhor dia para a observação deve ser mesmo 28 de novembro, quando o cometa atingir o periélio -o ponto de maior aproximação.
Descoberto em setembro de 2012 por dois astrônomos amadores da Rússia, acredita-se que o Ison tenha se originado na Nuvem de Oort, espécie de berçários de cometas de onde provavelmente veio também seu "primo" famoso, o Halley, cuja passagem a cada 76 anos pela Terra sempre desperta atenção.
Entusiastas já estão fazendo grandes planos para acompanhar em detalhes a visita do cometa Ison, mas há quem não queira se animar demais, citando decepções recentes com o brilho fraquinho de cometas "promissores".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1214300-cometa-se-aproxima-no-fim-do-ano-e-podera-ser-visto-a-olho-nu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário