domingo, 27 de janeiro de 2013

Japão lança foguete com satélites de vigilância de alta tecnologia


Instrumentos detectam objetos em Terra, mesmo entre nuvens ou de noite.
Detalhamento permite observar objetos de até 40 cm na Terra

O Japão lançou com sucesso neste domingo (27) um foguete H-2A com dois satélites de vigilância, um óptico e outro com radar, a partir de sua base de Tanegashima, no sudoeste do país, informou a agência japonesa "Kyodo".
O lançamento aconteceu como tinham programado a Agência Aeroespacial japonesa (JAXA) e o fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries, que participa deste tipo de operações desde que estas foram privatizadas em 2007.
O satélite com radar é capaz de detectar objetos em terra inclusive durante a noite ou através de uma camada de nuvens, enquanto que o óptico é projetado para mostrar uma maior resolução e é supostamente capaz de distinguir objetos de até 40 centímetros em terra, segundo 'Kyodo'.
O H-2A é o principal modelo de foguete de lançamento do Japão, construído em sua totalidade com tecnologia nacional, e já fez 20 lançamentos desde sua estreia em 2001.
O Japão começou a pôr em órbita satélites-espiões em 2003, cinco anos depois que a Coreia do Norte realizou seus primeiros lançamentos de mísseis.

Foguete japonês é lançado com dois satélites (Foto: JIJI PRESS / AFP)
Foguete japonês é lançado com dois satélites de alta tecnologia. Objetos de até 40 cm na Terra poderão ser observados do espaço (Foto: JIJI PRESS / AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário