terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jipe-robô da Nasa "varre" superfície de Marte

O jipe-robô Curiosity, que desembarcou em Marte há cinco meses, acaba de estrear mais um dos dez equipamentos científicos de que dispõe. Trata-se de uma espécie de escova especial que consegue remover a poeira avermelhada de pedras e pequenas áreas do solo.
Quando a sonda passa essa "vassoura", os cientistas conseguem analisar com mais detalhes a área e ver se há interesse, por exemplo, em escavar ou mesmo colher amostras.
A ferramenta é uma escova de cerdas motorizada e está localizada bem na ponta do braço do Curiosity.

Imagem feita pelo próprio Curiosity mostra a área onde a poeira foi removida, que tem 47 mm por 62 mm
Imagem feita pelo próprio Curiosity mostra a área onde a poeira foi removida, que tem 47 mm por 62 mm

De acordo com os pesquisadores da agência espacial americana, encontrar um lugar adequado para estrear essa escova foi crucial.
A chefe da Ferramenta de Remoção de Poeira, como é chamada oficialmente a escovinha, Diana Trujillo, explicou que o trabalho é complexo e delicado.
"Precisamos colocar o instrumento a menos de um centímetro do alvo, mas sem colocar em risco o hardware", disse ela, em comunicado.
A área escolhida é conhecida como "Elkwir_1" e está em uma rocha na chamada baía Yellowknife, na região da cratera Gale, o local de pouso da sonda.
Apesar do sucesso, a área testada foi bem pequena, com menos de 30 centímetros.
Agora, o time do jipão está avaliando as rochas da vizinhança em busca de locais em potencial para o uso de uma broca nas próximas semanas.
A MISSÃO
O jipe de US$ 2,5 bilhões da Nasa, com seus dez instrumentos científicos e 17 câmeras acopladas, é a maior e mais complexa sonda já enviada a um outro planeta.
Ele tocou o solo de Marte no dia 6 de agosto de 2011, e a expectativa é que, durante dois anos, ele forneça material propício para avaliar se há, ou se algum dia houve, vida no planeta vermelho.

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1211667-jipe-robo-da-nasa-varre-superficie-de-marte.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário