terça-feira, 8 de janeiro de 2013

'Robonauta' passa por testes a bordo de estação espacial

Robô humanóide foi desenvolvido para realizar tarefas de manutenção.
Formato permite que robô utilize as mesmas ferramentas que os humanos.

Robonauta realiza tarefas na Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa)
Robonauta realiza tarefas no laboratório Destiny da Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/Nasa)

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (7) uma foto do "Robonaut 2", apelidado de R2, durante uma série de testes no laboratório Destiny, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
De acordo com a agência espacial americana, equipes terrestres colocaram o robô à prova ao ordenarem remotamente que ele operasse válvulas em um painel de tarefas.

O robô funciona como uma plataforma de testes para explorar novas capacidades robóticas no espaço. Sua forma e destreza permite que ele use as mesmas ferramentas que os humanos a bordo da estação.
O protótipo é fruto de uma parceria firmada entre a Nasa e a General Motors para o desenvolvimento de nova geração de robôs humanoides, capazes de trabalhar com humanos “lado a lado”, usando as mesmas ferramentas.
Considerado o robô mais hábil já construído, o robonauta irá ajudar os astronautas com trabalhos de consertos e manutenção, como a limpeza dos filtros dos aparelhos, realizados atualmente pelos astronautas.
De acordo com a Nasa, o objetivo é que o trabalho do robô dê mais tempo à tripulação para realizar tarefas científicas importantes.

Construído com fibra de carbono niquelado e alumínio, o robonauta pesa 136 quilos e mede aproximadamente um metro da cintura à cabeça, e 60 centímetros de ombro a ombro. Ele conta com braços extensíveis, mãos com mobilidade rotatória e seus cinco dedos têm capacidade para agarrar 2,5 quilos cada um e podem ser programados para operar com distinta pressão.

A cabeça com formato de capacete abriga seu equipamento de visão, enquanto o tronco do corpo humano posiciona os 38 processadores de PC.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/robonauta-passa-por-testes-bordo-de-estacao-espacial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário