terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Após interrupção, comunicação entre a Terra e a ISS é reestabelecida

Durante pouco menos de três horas, estação espacial ficou incomunicável.
Seis astronautas a bordo estão bem.


A Nasa informou na tarde desta terça-feira (19) que conseguiu reestabelecer a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que havia sido perdida no fim da manhã.
A agência espacial norte-americana disse que o contato foi interrompido por volta de 11h45 e reestabelecido às 14h34 (ambos no horário de Brasília). Durante essas quase três horas, houve uma breve comunicação por volta de 13h, quando a estação passou sobre bases russas em terra, e neste período os astronautas confirmaram que estavam bem.
A Nasa informou que a comunicação foi perdida no momento em que controladores de voo em Houston, nos Estados Unidos, atualizavam um programa do computador de bordo na ISS. O contato foi refeito depois que os astronautas ligaram e conectaram um um computador reserva da estação.
No momento, a ISS é ocupada por seis tripulantes, na chamada Expedição 34 da ISS. O comandante da missão é o americano Kevin Ford, acompanhado pelo também americano Tom Marshburn, pelo canadense Chris Hadfield e pelos cosmonautas russos Oleg Novitskiy, Evgeny Tarelkin e Roman Romanenko.

A Estação Espacial Interncional (ISS) em foto de maio de 2011 (Foto: Nasa)
A Estação Espacial Interncional (ISS) em foto de
maio de 2011 (Foto: Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/apos-interrupcao-comunicacao-entre-terra-e-iss-e-reestabelecida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário