segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Dedo” misterioso de metal foi encontrado em Marte. A NASA explica!



A sonda Curiosity da NASA descobriu um objeto de metal ‘misterioso’ emergindo de uma rocha na superfície de Marte.
As imagens foram capturadas por uma câmera na sonda e revelam a estrutura como sendo, aparentemente, um “dedo metálico”. A bizarra visão em meio às rochas chamou a atenção pelo brilho.
Um relatório divulgado pelo portal Universe Today afirmou que a estrutura media, aproximadamente, 0,5 centímetros, ou até menos. A imagem foi capturada no dia 30 de janeiro em uma das varreduras feitas pela Curiosity.

A foto surgiu depois que a sonda perfurou vários locais da superfície do planeta vermelho, o que gerou bastante poeira. O objetivo das perfurações era a busca de vestígios de vida microscópica, como bactérias.
A NASA, em comunicado oficial à impressa, disse que o metal em questão faz parte de uma “mini broca” usada para realizar as perfurações e negou qualquer tipo de teoria da conspiração ou algo semelhante. Segundo a agência, os cientistas ainda precisam analisar os dados dos cascalhos ao redor do buraco para determinar os novos mecanismos de ação da sonda.
Os buracos foram feitos em locais onde existiram lagos há milhões de anos, o que permite maior possibilidade de encontrar vida: “
A equipe pretende usar instrumentos do Curiosity para analisar amostras de pó para saber mais sobre a história ambiental do local”, declarou a NASA.
A broca é apenas 1 dos 10 instrumentos científicos a bordo do Curiosity. A sonda de aproximadamente 1 tonelada está estudando a cratera de Gale, local onde cogita-se que a vida microbiana poderia ter chances de existir.
Um novo estudo da Universidade de Aberdeen mostrou que logo abaixo da superfície marciana existem todos os ingredientes necessários para que a vida exista.
Quando meteoros atingem Marte, eles funcionam como grandes “batedeiras”, trazendo para a superfície esses elementos que favoreceriam o surgimento da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário