terça-feira, 9 de abril de 2013

Clique Ciência: se o Universo é infinito, como ele está se expandindo?



Ainda não há explicação para a expansão do Universo, mas sabe-se que a distância entre as galáxias está aumentando. A distância entre elas é calculada a partir do desvio para o espectro vermelho dos comprimentos de onda.  À medida que as galáxias se afastam, os comprimentos de onda da luz que chegam até nós tornam-se maiores e as linhas de seu espectro se deslocam para a extremidade vermelha.
Por outro lado, como não conseguimos medir o tamanho do Universo, a teoria mais aceita hoje é de que ele é infinito. A observação de que o Universo é homogêneo corrobora a ideia. Isso não significa ser igual em todos os lugares, mas dentro do que os astrônomos conseguem estudar, há semelhança nas composições, e, então, toma-se isso como regra geral.
O professor do departamento de Astronomia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Antonio Kanaan explica que não há evidências que provem definitivamente que o Universo é homogêneo e infinito, mas há fortes indícios para isso. "Atualmente as evidências da cosmologia observacional nos fazem crer que o Universo é plano, isto é, não tem curvatura." Por não "se fechar" em uma esfera, por exemplo, toma-se isto como uma das provas para sua infinitude. É como se o Universo fosse uma folha de papel infinita em todas as direções.
Resposta fornecida pelo físico Antonio Kanaan, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Nasa deve receber uma verba de US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões) para dar início à construção de uma nave robô que rebocará um asteroide para a órbita da Lua, segundo o senador norte-americano Bill Nelson. A intenção de deixar o asteroide em órbita estável ao redor do satélite é criar postos tripulados e permanentes no espaço até 2025, para que astronautas consigam um posto para "desenvolver formas de viajar até Marte", além de eles desenvolverem "atividades de mineração e pesquisas sobre formas de desviar asteroides em rota de colisão com a Terra", afirma nota do democrata

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/04/09/clique-ciencia-se-o-universo-e-infinito-como-ele-esta-se-expandindo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário