quinta-feira, 25 de abril de 2013

Falha em antena pode prejudicar acoplagem de nave russa à ISS

Progress não é tripulada e leva carga para a estação espacial.
Acoplagem está prevista para a manhã de sexta (26).


A nave espacial de carga russa Progress, lançada nesta quarta-feira (24) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), teve um problema com uma de suas antenas, e os especialistas não descartam possíveis complicações na acoplagem com a ISS.
"O voo da nave de carga para a ISS segue na trajetória prevista", afirmou uma fonte do centro de controle dos voos à agência Interfax.
Especialistas russos decidiram tentar abrir as antenas quando a nave atravessar a zona coberta pelas estações em terra. Foi quando uma das antenas não abriu, deixando os controladores apreensivos. A acoplagem à ISS está previsto para sexta-feira às 9h27 (horário de Brasília).
A nave de carga, que transporta 2,5 toneladas de material científico, combustível para os motores de correção de órbita da ISS, água, mantimentos e oxigênio para a equipe da estação, foi lançada por um foguete Soyuz do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Várias naves Progress registraram problemas durante o acoplamento no passado, sem consequências graves. A indústria espacial russa registrou muitos fracassos nos últimos anos, incluindo a perda em agosto de 2011 de uma nave de carga.

Lançamento da nave Progress, no Cazaquistão (Foto: Reprodução/Nasa TV)
Lançamento da nave Progress, no Cazaquistão
(Foto: Reprodução/Nasa TV)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/falha-em-antena-pode-prejudicar-acoplagem-de-nave-russa-iss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário