segunda-feira, 13 de maio de 2013

Equipe do 'astronauta pop' Chris Hadfield volta à Terra nesta segunda

Pouso da nave Soyuz será no Cazaquistão às 23h30 (horário de Brasília).
Roman Romanenko e Tom Marshburn também estão a bordo da cápsula.


Os integrantes da Expedição 35 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) retornam à Terra na noite desta segunda-feira (13). A escotilha da nave Soyuz já foi fechada, e ela deve se desacoplar da estação às 20h08 (horário de Brasília). O pouso acontece perto da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 23h30 (horário de Brasília).
Entre os astronautas que retornam, está o canadense Chris Hadfield, que comandou a missão. Hadfield ficou conhecido como "astronauta pop" por seus vídeos, em que fazia exibições musicais e explicava como é a rotina na estação espacial. Outro hobby do canadense é a fotografia, que rendia belas imagens da Terra feitas do espaço.
O cosmonauta russo Roman Romanenko e o astronauta americano Tom Marshburn também retornam a bordo da cápsula. Ao todo, os três passaram 146 dias no espaço, sendo 144 deles na estação.
O último ato de Hadfield como comandante da estação foi monitorar a caminhada espacial feita por Marshburn e por Chris Cassidy. Os dois engenheiros passaram cinco horas e meia do lado de fora da ISS consertando um vazamento de amônia do sistema de refrigeração da estação.
No domingo, Hadfield passou o comando da missão para o russo Pavel Vinogradov. Ele comandará a equipe que conta com Cassidy e com o russo Alexander Misurkin. No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.

Chris Hadfield, com o microfone, passa o comando da missão para Pavel Vinogradov, à esquerda (Foto: Nasa TV/Reprodução)
Chris Hadfield, com o microfone, passa o comando
da missão para Pavel Vinogradov, à esquerda
(Foto: Nasa TV/Reprodução)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/equipe-do-astronauta-pop-chris-hadfield-volta-terra-nesta-segunda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário