quarta-feira, 15 de maio de 2013

Telescópio Espacial Kepler apresenta falhas de funcionamento, diz Nasa

Projeto permitiu a descoberta de planetas distantes semelhantes à Terra.
Desde novembro de 2012, satélite opera em 'missão estendida'.

O Telescópio Espacial Kepler, que recentemente proporcionou a descoberta de planetas semelhantes à Terra em outros sistemas solares, apresentou falhas em seu funcionamento ao longo dos últimos dias, segundo informou a Nasa nesta quarta-feira (15).
Na terça, a agência espacial norte-americana fez um contato com o satélite, que é realizado duas vezes por semana, e ela estava no chamado “modo de segurança”, um mecanismo automático de proteção que indica que há algo errado com a sonda. Foi a segunda vez no mês que esse recurso foi ativado.
A Nasa ainda não tem certeza, mas acredita que o erro seja na inclinação da nave, que estava girando sem parar. Os especialistas tentaram, então, frear essa rotação. Inicialmente, parecia que o objetivo tinha sido atingido, mas uma das rodas internas usadas no processo apresentou um erro de funcionamento, e os cientistas preferiram manter o telescópio no modo de segurança.
A agência espacial americana afirmou que a nave continua estável e não corre perigo, já que ainda consegue queimar combustível e tem carga suficiente para operar por vários meses. Enquanto isso, os responsáveis pelo projeto tentarão descobrir uma maneira de retomar as operações.
Se uma segunda roda vier a falhar, é “improvável” que o Kepler volte a ter a precisão máxima de suas observações. De toda forma, ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre o fim da coleta de dados científicos pelo telescópio.
Inicialmente, o Kepler era uma missão de três anos e meio, que terminou em novembro de 2012. Desde então, ele entrou em uma fase chamada de “missão estendida”. Mesmo se a coleta de dados terminar, parte do material captado pelo telescópio ainda não foi analisada, e os frutos do projeto ainda devem ser vistos pelos próximos anos.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/telescopio-espacial-kepler-apresenta-falhas-de-funcionamento-diz-nasa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário