domingo, 16 de junho de 2013

Cargueiro espacial com 6,6 toneladas de suprimentos chega à ISS

Comida, água e oxigênio foram enviados para astronautas da ISS.
Cargueiro deixará a estação espacial em outubro levando lixo e dejetos.


Veículo cargueiro se acoplou à Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/Nasa/ESA)
Veículo cargueiro se acoplou à Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/Nasa/ESA)

Um veículo cargueiro com 6,6 toneladas de suprimentos e carga se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste sábado (15), anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
O quarto dos Veículos de Transferência Automática (ATVs, na sigla em inglês) da agência se acoplou à ISS dez dias depois de lançado pelo foguete Ariane 5, da base espacial europeia de Kourou, localizada na Guiana Francesa, segundo a agência de notícias France Presse.
A nave cargueira de reabastecimento, batizada de Albert Einstein, está levando comida, água, oxigênio e experimentos científicos para os astronautas da ISS. Ela fez contato com a estação espacial às 11h07 de Brasília, informou a ESA, cerca de 20 minutos depois do que o previsto originalmente.
O cargueiro espacial tem o tamanho de um ônibus de dois andares: dez metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, de acordo com a France Presse.
Ele é projetado para encontrar automaticamente o caminho rumo à ISS, navegando pela luz das estrelas e usando seus propulsores a bordo para se acoplar suavemente à estação orbital. A ESA foi contratada para construir cinco ATVs como parte de sua contribuição para o projeto da estação espacial, encabeçado pelos Estados Unidos.
Durante a missão de quatro meses, o cargueiro servirá como uma espécie de almoxarifado e compartimento adicional à ISS. Também usará seus propulsores para impulsionar a estação, que está na órbita baixa da Terra e perde altitude por causa da fricção atmosférica prolongada com altitudes mais elevadas.
O cargueiro deve se desacoplar em outubro, carregando cerca de seis toneladas de lixo e dejetos humanos e deve se incendiar sobre o Oceano Pacífico.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/06/cargueiro-espacial-com-66-toneladas-de-suprimentos-chega-iss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário