quinta-feira, 13 de junho de 2013

Grupo do ITA vai aos EUA para participar de competição de foguetes

O equipamento deve alcançar três quilômetros de altitude e descer intacto.
Eles tentam o primeiro lugar no campeonato mundial que começa dia 20.


Alunos ITA vão aos Estados Unidos participar de competição de foguete (Foto: Luiz Gustavo Muniz do Nascimento/Arquivo Pessoal)
Alunos do ITA vão aos Estados Unidos participar de competição de foguetes (Foto: Luiz Gustavo Muniz do Nascimento/Arquivo Pessoal)

Um grupo de 20 alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), embarca nesta quarta-feira (13) para os Estados Unidos a fim de participar de uma competição sobre projetos de foguetes de sondagem.
O campeonato vai avaliar o trabalho que os alunos tiveram no último ano para projetar e construir um foguete que alcance uma altitude de três quilômetros e caia no chão intacto após o voo.  Os alunos vão concorrer na categoria considerada básica. Além dela, existe a categoria avançada que exige que os foguetes atinjam 7,5 quilômetros de altitude.
O campeonato, denominado Rocket Design (Projeto de Foguete, em inglês) será realizado na cidade de Green River, em Utah, nos dias 20 e 22 de junho. “Temos que ir antes para construir o foguete e preparar o combustível”, disse ao G1 um dos alunos envolvidos no projeto, Luiz Gustavo Muniz do Nascimento.
Segundo ele, o prêmio para o grupo vencedor é de cerca de U$ 500 (cerca de R$ 1.000). "Com todo o projeto e viagem esse programa custou cerca de R$ 50 mil. Fazemos pelo aprendizado porque esse projeto consome toda a nossa hora livre", disse. Além do ITA, patrocinadores contribuem com o custo do programa.
Essa é a terceira vez que os alunos do ITA concorrem no campeonato que está em sua oitava edição. Nos dois anos anteriores, a equipe do ITA conquistou o terceiro lugar geral e obteve a melhor pontuação de projeto da categoria básica.
Ao todo, serão 23 equipes de cinco países concorrendo. Ganha quem alcançar a maior pontuação, que é dada por mérito de projeto, apresentação, organização e lançamento entre outros fatores técnicos. "Queremos o primeiro lugar", disse Luiz. O retorno dos EUA está previsto para ocorrer no dia 24 de junho.

Fonte:  http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/06/grupo-do-ita-vai-aos-eua-para-participar-de-competicao-de-foguetes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário