sexta-feira, 21 de junho de 2013

Imagem de interação de galáxias lembra pinguim cuidando de ovo

Fenômeno na constelação Hydra foi capturado pelo telescópio Hubble.
Interação entre duas galáxias próximas causa mudanças em ambas.


Imagem do telescópio Hubble mostra interação de galáxias conhecida como Arp 142, que lembra pinguim cuidando de ovo (Foto: AFP/NASA-ESA Hubble Heritage )
Imagem do telescópio Hubble mostra interação de galáxias conhecida como Arp 142, que lembra pinguim cuidando de ovo (Foto: AFP/NASA-ESA Hubble Heritage )

Uma imagem feita pelo Hubble, telescópio da Nasa (agência especial americana) e da  ESA (agência espacial europeia), mostra uma dupla de galáxias que, ao interagirem, tomaram a forma parecida a um pinguim cuidando de seu ovo.
A dupla, conhecida como Arp 142, fica na constelação de Hydra e é formada pelas galáxias NGC 2936 e pela NGC 2937.
A primeira (no centro da imagem, nas cores azul e vermelha), era originalmente uma galáxia em espiral comum que ganhou formato parecido ao de um pinguim. Ela foi modificada pela interação com sua companheira cósmica, a NGC 2937, visível nesta imagem com um formato oval branco brilhante (o “ovo”).
Quando duas galáxias ficam tão próximas uma da outra, elas começam a interagir, o que provoca mudanças espetaculares em ambas. Em alguns casos, elas podem se fundir, mas em outros elas se separam novamente.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/06/imagem-de-interacao-de-galaxias-lembra-pinguim-cuidando-de-ovo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário