segunda-feira, 24 de junho de 2013

Satélite descobridor de exoplanetas vai ser aposentado, diz agência

CoRoT sofreu problemas técnicos e já não responde a comandos.
Agência Espacial Francesa divulgou decisão nesta segunda-feira (24).


Impressão artística do equipamento CoRoT, criado para detectar planetas alienígenas que são parecidos com a Terra (Foto: Divulgação/Agência Espacial Francesa)
Impressão artística do equipamento CoRoT, criado para detectar planetas alienígenas que são parecidos com a Terra (Foto: Divulgação/Agência Espacial Francesa)

A Agência Espacial Francessa (CNES) divulgou nesta segunda-feira (24) que o satélite CoRoT será desligado, encerrando a missão de descobrir exoplanetas e explorar a composição interna de estrelas.
O CoRoT, sigla em inglês para Convecção, Rotação e Trânsito Planetário, foi lançado em dezembro de 2006 e sua missão durou mais que o tempo previsto pelos pesquisadores.
Foi a primeira missão espacial dedicada a procurar exoplanetas e desde 2007 já encontrou 34 (todos confirmados posteriormente) e mais 5 outros que estão próximos de serem confirmados.
Entre os numerosos achados do satélite figura o exoplaneta CoRoT-9b, que tem o tamanho de Júpiter e orbita uma estrela semelhante ao Sol e que foi descoberta na constelação de Serpente, há 1.500 anos-luz de distância da Terra.
Falhas
De acordo com o blogueiro do G1, o astrônomo Cássio Barbosa, em 2 de novembro do ano passado o sistema de transmissão de dados do equipamento parou de funcionar. A telemetria mostra que todos os outros sistemas estão funcionando perfeitamente, pois toda ordem vinda da Terra é processada. No entanto, o CoRoT não responde.
Os engenheiros sabem disso por que a temperatura interna dos circuitos aumenta todas as vezes que enviam algum comando.
As falhas no sistema de transmissão de dados e seu backup aconteceram quando o satélite passava sobre uma região chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul. Nessa região, o cinturão de Van Allen, com partículas carregadas que envolve a Terra, se aprofunda.
Essa anomalia é conhecida e muito temida pelos engenheiros de satélites, pois qualquer equipamento que tenha que atravessar a região precisa ter uma blindagem muito mais robusta, como acontece com a Estação Espacial Internacional.
Ao que parece, a causa mais provável da falha foi uma sobrecarga ou mesmo um curto circuito provocado pelas correntes induzidas nos circuitos elétricos

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/06/satelite-descobridor-de-exoplanetas-vai-ser-aposentado-diz-agencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário