quarta-feira, 3 de julho de 2013

Luas de Plutão ganham nomes de Kerberos e Styx após voto popular

Cientistas abriram consulta para que público pudesse votar em nomes. Inspiração foi o mundo subterrâneo da mitologia clássica.

Quarta e quinta luas de Plutão são nomeadas Kerberus e Styx (Foto: NASA, ESA e M. Showalter (SETI Institute))
Luas de Plutão têm nomes inspirados na mitologia clássica  (Foto: NASA, ESA e M. Showalter - SETI Institute)

Depois de uma votação popular, a quarta e a quinta luas de Plutão receberam oficialmente os nomes de Kerberos e Styx, respectivamente. O anúncio, publicado pela EFE, é da União Astronômica Internacional (UAI), que avaliou e reconheceu as sugestões do público.
A decisão de pedir o palpite da população para batizar as luas foi do grupo de pesquisa responsável pelas descobertas dos satélites, que ocorreram em 2011 e 2012.
Mas a escolha não foi totalmente livre. O líder do grupo de pesquisa, Mark Showalter, do Seti Institute, determinou que as sugestões deveriam estar relacionadas com a mitologia clássica para combinarem com os nomes das outras três luas de Plutão: Nix, Hydra e Charon.
Os três primeiros colocados no concurso popular foram Vulcano, Cerberus e Styx. A avaliação da UAI excluiu o nome Vulcano, que havia ficado em primeiro lugar, por este ter sido usado anteriormente para denominar um planeta hipotético que ficaria entre Mercúrio e o Sol. Ainda que se tenha descoberto posteriormente que o planeta não existia, o termo “vulcanoide” passou a designar os asteroides existentes na órbita de Mercúrio.
A organização também determinou a alteração do nome Cerberus para Kerberos, para evitar confusão com um asteroide denominado 1865 Cerberus. Na mitologia grega, Cerberus (ou Cérbero) era um cachorro de muitas cabeças que guardava a entrada para o mundo subterrâneo dos mortos. Já Styx, segundo a mitologia clássica, era uma deusa que reinava sobre o rio subterrâneo também chamado Styx (ou Estige).
A UAI atua como reguladora do processo de nomeação dos corpos celestes e assegura que os nomes funcionem bem para as diversas línguas e culturas.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/07/luas-de-plutao-ganham-nomes-de-kerberos-e-styx-apos-voto-popular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário