segunda-feira, 15 de julho de 2013

Nasa vai testar tecnologia laser para envio de dados do espaço

Sistema será montado ainda este ano para Estação Espacial Internacional.
Comunicação via laser deverá ser melhor que tecnologia atual, diz Nasa.







Concepção artística mostra como o sistema Opals vai funcionar a partir da Estação Espacial Internacional enviando dados à Terra (Foto: Divulgação/Nasa)
Concepção artística mostra o sistema Opals montado na Estação Espacial Internacional (ISS); o feixe vermelho representa o envio de dados por laser à Terra (Foto: Divulgação/Nasa)
A agência espacial americana (Nasa) vai testar uma tecnologia laser como forma de melhorar o envio de dados do espaço para a Terra e vice-versa.
Chamado de Opals (Carga Óptica para Comunicação Científica a Laser, em tradução livre para o português), o sistema chegou na semana passada ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, vindo do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, na Califórnia, que pesquisa novas tecnologias espaciais.
A previsão da Nasa é enviar o equipamento à Estação Espacial Internacional (ISS) ainda este ano, a bordo de uma cápsula espacial Dragon, da empresa SpaceX, que tenha como missão levar suprimentos aos astronautas da ISS.
A Nasa afirma em nota que o uso do sistema Opals, uma vez pronto e testado, pode garantir uma transmissão de dados e comunicação com o espaço muitas vezes melhor do que o possível com as tecnologias atuais.
"O Opals significa um passo à frente na comunicação via laser, e a Estação Espacial Internacional é uma grande oportunidade para um experimento como esse", afirmou o cientista Michael Kokorowski, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato, em entrevista ao site da Nasa.
O sistema a laser vai ser montado do lado de fora da ISS e vai se comunicar com uma base na Terra montada em uma região montanhosa próxima a Los Angeles, na Califórnia, diz uma nota da Nasa. A previsão é que o Opals passe a se comunicar com a base três meses depois de instalado

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/07/nasa-vai-testar-tecnologia-laser-para-envio-de-dados-do-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário