quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Astronautas russos terminam caminhada espacial após quase 6h

Aleksandr Misurkin e Fyodor Yurchikhin desmontaram equipamentos.
Dupla também conferiu estado de antenas e colheu amostras de casco.


Engenheiros de voo Fyodor Yurchikhin e Alexander Misurkin seguram bandeira russa quase no fim da caminhada espacial  (Foto: Nasa TV/Reprodução)
Engenheiros de voo Fyodor Yurchikhin e Alexander Misurkin seguram bandeira russa quase no fim
da caminhada espacial, em homenagem ao Dia da Bandeira na Rússia (Foto: Nasa TV/Reprodução)

Os astronautas russos Aleksandr Misurkin e Fyodor Yurchikhin, dois dos seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), concluíram nesta quinta-feira (22) uma caminhada que durou quase seis horas, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
"Os cosmonautas retornaram à câmara do compartimento de embarque do módulo Pirs", disse um porta-voz do CCVE, citado pela agência de notícias russa Interfax. Durante a caminhada, Misurkin e Yurchikhin desmontaram equipamentos científicos instalados na parte externa do módulo russo Zvezda.
Eles também revisaram o estado das antenas exteriores, por causa de um relatório da agência espacial americana (Nasa) sobre um "objeto voador não identificado", que era a cobertura de uma antena. No mesmo local, a dupla montou uma plataforma de trabalho que fixa os pés dos astronautas e deixa as mãos livres para o trabalho.
Misurkin e Yurchikhin, então, retiraram amostras do casco do módulo Poisk, que serão submetidos na Terra a estudos microbiológicos. O objetivo das pesquisas é detectar a presença de micro-organismos capazes de corroer os materiais usados na fabricação do casco da ISS.
Essa foi a oitava saída ao espaço de Yurchikhin em sua carreira, e a terceira de Misurkin. A caminhada foi supervisionada do interior da plataforma pelos outros quatro tripulantes da Expedição 36: o russo Pavel Vinogradov, os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano.

Alexander Misurkin confere experimento científico durante caminhada (Foto: Nasa TV/Reprodução)
Russo Alexander Misurkin confere experimento científico durante caminhada (Foto: Nasa TV/Reprodução)
A ISS tem um custo anual estimado em US$ 100 bilhões e conta com a participação de 16 países.

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/astronautas-russos-terminam-caminhada-espacial-apos-quase-6h.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário