sábado, 24 de agosto de 2013

Nasa mostra objeto 'potencialmente perigoso' passando próximo à Terra

Imagem divulgada pela Nasa nesta quinta-feira é de asteroide '1998 KN3'.
Objeto foi detectado por 'caçador de asteroides' com onda infravermelha.

Ponto amarelo esverdeado no canto esquerdo superior da imagem é asteroide potencialmente perigoso. (Foto: AFP Photo/NASA/JPL-Caltech)
Ponto esverdeado no canto esquerdo superior da imagem é asteroide '1998 KN3'. (Foto: AFP Photo/NASA/JPL-Caltech)

Imagem divulgada pela Nasa nesta quinta-feira (22) mostra um objeto classificado pela agência como  "potencialmente perigoso" passando próximo da Terra. Chamado de "1998 KN3", o asteroide atravessa uma nuvem densa de gás e poeira perto da nebulosa de Orion.
A porção caçadora de asteroides do “Explorador para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo” (Wise, na sigla em inglês), tirou fotografias infravermelhas do asteroide, que aparece na foto como o ponto amarelo esverdeado no canto esquerdo superior.
Devido ao fato de que os asteroides são aquecidos pelo sol, eles brilham sob o comprimento de ondas infravermelhas utilizado pelo Wise.
Astrônomos utilizam a luz infravermelha dos asteroides para medir seus tamanhos, e quando combinados com observações de luz visível, ela pode também medir a refletividade da superfície. As informações captadas pelo Wise revelam que esse asteroide tem diâmetro de cerca de 1,1 quilômetro e reflete apenas 7% da luz visível que chega a sua superfície.
Nesta imagem, o azul denota comprimentos de onda infravermelhos menores e o vermelho, maiores. Objetos mais quentes emitem luz com menor comprimentos de onda, então aparecem azuis. As estrelas azuis, por exemplo, têm temperaturas de milhares de graus. Os gases e poeiras mais gelados aparecem em vermelho. O asteroide aparece amarelo na imagem porque tem temperatura ambiente: mais frio que as estrelas distantes, mas mais quente do que a poeira.

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/nasa-mostra-objeto-potencialmente-perigoso-passando-proximo-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário