domingo, 8 de setembro de 2013

Após resolver falha, sonda espacial da Nasa se encaminha para a Lua

Sonda Ladee vai analisar gases que envolvem a superfície lunar.
Foguete com equipamento decolou na madrugada deste sábado (7).


Engenheiros resolveram neste domingo (8) uma pequena falha detectada na nova sonda lunar robótica da Agência espacial americana (Nasa), que partiu na madrugada deste sábado (7), hora de Brasília, para a primeira etapa de uma viagem de 30 dias para a lua.
Pouco depois da Lunar Atmosphere and Dust Environment Explore (Ladee) se separar do veículo de lançamento Minotauro 5, o sistema de posicionamento do equipamento foi encerrado por suspeita de pane elétrica.
Engenheiros rapidamente determinaram que não havia problema com as rodas de reação, necessárias para orientar e estabilizar a nave espacial. Em vez disso, a falha envolveu um sistema de proteção de rodas.
A Ladee decolou a bordo do foguete Minotauro 5, que estava fazendo seu voo de estreia do porto espacial da Nasa em Wallops Island, Virgínia.
A principal missão da Ladee é analisar a casca fina de gases envolvendo a superfície lunar, uma tênue atmosfera conhecida como exosfera. Ela também irá procurar por sinais de que a poeira lunar subindo para fora da superfície.
Foguete Minotauro V carrega a sonda Ladee. (Foto: Todd Dudek / The Daily Times / AP Photo)
Foguete Minotauro V carrega a sonda Ladee (Foto: Todd Dudek / The Daily Times / AP Photo)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/apos-resolver-falha-sonda-espacial-da-nasa-se-encaminha-para-lua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário