terça-feira, 3 de setembro de 2013

Asteroide é batizado com nome de artista chileno 8 anos após ser descoberto



Um novo asteroide descoberto em Nogales, Arizona, no Oeste dos Estados Unidos, pelo astrônomo francês J.C. Merlin foi batizado como 261690 Jodorowksy, em homenagem ao diretor, escritor, pintor e guru chileno Alejandro Jodorowsky.
"Descobri este asteroide na noite de Natal, 24 de dezembro de 2005, com um telescópio de 80 centímetros no Arizona, que utilizei pela internet da minha casa", explicou Merlin. Ele decidiu batizar o planeta em tributo ao "psicomago" nascido em 1929 em Tocopilla, no Chile, e que mora há várias décadas em Paris.
O Minor Planet Center, organização afiliada à União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que é o comitê responsável por receber e divulgar as informações sobre as características dos planetas, asteorides e cometas, confirmou o nome do novo objeto celeste em 24 de julho.
São necessários vários anos de observação de um asteroide para que seja definitivamente catalogado e para que possa ser batizado. O descobridor do novo astro recebe, então, o privilégio de propor um nome ao Comitê de Nomenclatura de Pequenos Corpos da IAU.
O asteroide 261690 JODOROWSKY é um corpo rochoso de quase 5 quilômetros. Gravita na linha principal entre Marte e Júpiter, em média a 470 milhões de quilômetros do Sol e precisa de cinco anos e meio para terminar uma volta completa ao redor do Sol. Ele fica a 290 milhões de quilômetros de distância da Terra.
O diretor de El Topo e A Montanha Sagrada, criador com o ilustrador francês Moebius da história de ficção científica El Incal, "é um viajante do espaço, e de vastos espaços conhecidos e desconhecidos do universo, as galáxias e os planetas", afirmou a editora do cineasta, Humanoides Associates.
O filme mais recente de Jodorowsky, La Danza de la Realidad, definido por ele como uma "autobiografia psicomágica", estreou em maio passado no Festival de Cannes, na França.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/09/03/novo-asteoride-batizado-com-o-nome-do-cineasta-alejandro-jodorowsky.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário