quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Meteoro 20 vezes mais brilhante que a Lua cruza céu dos EUA; veja vídeo

Pedaço de asteroide de 45 kg passou pela Terra na madrugada de quarta.
Bola de fogo é uma das mais reluzentes observadas nos últimos 5 anos.


Meteoro é visto na quarta-feira (4) no leste dos EUA  (Foto: Foto: Reprodução/YouTube/NasaMarshallTV)
Meteoro é visto na quarta-feira (4) no leste dos EUA (Foto: Foto: Reprodução/YouTube/NasaMarshallTV)

Um meteoro 20 vezes mais brilhante que a Lua foi visto por seis câmeras da agência espacial americana (Nasa) ao entrar na atmosfera da Terra, entre os estados americanos da Geórgia e do Tennessee, no sudeste americano, na madrugada de quarta-feira (4).
Esse pedaço de asteroide, de 45 quilos e 60 cm de diâmetro, cruzou o céu da Terra às 4h27 pelo horário de Brasília, a uma velocidade de 90 mil km/h.
A bola de fogo – uma das mais reluzentes observadas nos últimos cinco anos – começou a se fragmentar na altura da cidade de Ocoee, na Flórida, a uma altitude de 53 quilômetros. A segunda ruptura do objeto ocorreu menos de meio segundo depois, a uma altitude de 46 quilômetros.
A Nasa perdeu a localização do meteoro quando ele chegou a uma altitude de 33 quilômetros e uma velocidade de 31 mil km/h.
Sensores localizados no solo gravaram ondas sonoras desse evento, e o radar meteorológico Doppler registrou indícios de uma chuva de pequenas partículas de meteoritos caindo no leste da cidade de Cleveland, no Tennessee.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/meteoro-20-vezes-mais-brilhante-que-lua-cruza-ceu-dos-eua-veja-video.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário