terça-feira, 15 de outubro de 2013

Equipe encontra grande pedaço de meteorito que caiu em lago da Rússia

Fragmento é de corpo celeste que caiu em fevereiro proximo de Chelyabinsk.
Peça deve ser retirada do Lago Chebarkul ainda nesta semana.


Trilha de um meteorito é visto em Chelyabinsk, na Rússia, nesta sexta (15). O meteorito se desintegrou numa enorme onda de choque explosão, que quebrou vidros e deixou quase mil feridos, segundo as autoridades (Foto: AP/Chelyabinsk.ru)
Trilha de um meteorito é visto em Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro deste ano. O meteorito se desintegrou numa enorme onda de choque explosão, que quebrou vidros e deixou quase mil feridos, segundo as autoridades (Foto: AP/Chelyabinsk.ru)


Mergulhadores russos encontraram nesta terça-feira (15) no Lago Chebarkul, nas proximidades da cidade de Chelyabinsk, na Rússia, um fragmento do meteorito que caiu na região dos Urais em fevereiro, com peso estimado entre 300 e 500 quilos, de acordo com a agência de notícias Interfax.
Segundo Nikolai Murzin, diretor-geral da companhia Aleut de trabalhos especiais, o meteorito foi "caçado". "Agora, só falta trazê-lo até a margem. No lago há grandes ondas, por isso içá-lo diretamente é tecnicamente difícil e arriscado", afirmou Murzin.
Ele explicou ainda que agora sua equipe reboca o pedaço de meteorito até a margem do lago Chebarkul e que a operação de retirada da rocha vai acontecer nesta quarta-feira (15).
De acordo com a agência EFE, os mergulhadores retiraram até agora 12 rochas do lago, cinco delas identificadas como pedaços do corpo celestial que causou em 15 de fevereiro pânico entre os moradores da região. Segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado do meteorito pesava 4,74 quilos.
Um total de 53 fragmentos de meteorito foram encontrados por cientistas na região do Lago Chebarkul (Foto: Alexander Khlopotov/Universidade Federal dos Urais/AP)
Fragmentos de meteorito encontrados por cientistas
na região do Lago Chebarkul (Foto: Alexander Khlopotov/
Universidade Federal dos Urais/AP)


Em busca do meteorito Desde o primeiro momento, os cientistas garantiram que o maior pedaço da rocha estava no fundo do lago gelado de Chebarkul, onde a queda do objeto espacial deixou um grande buraco.
Os estudiosos advertiram a população contra o "recolhimento indiscriminado" dos restos do meteorito, já que esse saque os privava de um valioso material de pesquisa sobre a história do Universo.
Segundo os geólogos, o meteorito contém minerais de silicatos como o olivino e o ortopiroxeno, além de sulfureto de ferro e níquel, e, em menor medida, cromo, clinopiroxeno e plagioclases.
O estudo é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do sistema solar, já que esses corpos astrais incluem os mesmos componentes de que foram criados originalmente os planetas.
Entenda
A chuva de meteoritos em Cheliabinsk caiu no dia 15 de fevereiro, após a explosão - a cerca de 20 km de altitude - de um asteroide de diâmetro estimado em 17 metros e com peso entre 5 mil e 10 mil toneladas.

Além dos milhares de pequenos fragmentos de rocha que atingiram a Terra, foi a onda de choque da desintegração que causou os danos mais importantes na cidade, ferindo mais de mil pessoas.
Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado pelos astrônomos de meteoro. Caso atinja o solo, em vez de se desfazer em atrito com a atmosfera, ele - ou seus fragmentos - passam a ser classificados de "meteorito".

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/equipe-encontra-grande-pedaco-de-meteorito-que-caiu-em-lago-da-russia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário