quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Morre nos Estados Unidos o astronauta Scott Carpenter

Norte-americano foi um dos primeiros homens a voar para o espaço.
Ele morreu nesta quinta-feira, de acordo com sua mulher, em Denver.

Morreu nesta quinta-feira (10) o astronauta Malcolm Scott Carpenter, o segundo norte-americano a orbitar a Terra.
Ele morreu em um hospital na cidade de Denver, nos EUA, onde dias antes deu entrada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com a agência de notícias Reuters, que citou a mulher dele, Patty Carpenter.
Em 1959, Carpenter foi escolhido pela Agência espacial americana (Nasa) para ser um dos primeiros homens a ir ao espaço pelo programa norte-americano.
Ele fez parte da equipe Mercury 7, os sete pilotos escolhidos pela agência naquele ano para se tornarem astronautas, uma resposta ao programa espacial da União Soviética.
Carpenter fez seu primeiro e único voo ao espaço em maio de 1962, a bordo da cápsula Aurora 7, quando circulou a Terra três vezes para a realização de experimentos científicos. O voo durou cinco horas. Com isso, se tornou o quarto americano no espaço e o segundo a orbitar o planeta Terra, depois de John Glenn.
Apesar de sua fama de astronauta, Carpenter ficou mais tempo no fundo do mar do que no espaço sideral. Em 1965, integrou um projeto da Marinha americana e por 30 dias viveu e trabalhou no mar, a uma profundidade de 62 metros, nos arredores da costa da Califórnia.

Imagem de arquivo mostra o astronauta americano com trajes espaciais em maio de 1962 (Foto: Arquivo/Ria Novosti/AFP)
Imagem de arquivo mostra o astronauta
americano com trajes espaciais em maio
de 1962 (Foto: Arquivo/Ria Novosti/AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/morre-nos-estados-unidos-o-astronauta-scott-carpenter.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário