quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Taxi espacial para transportar astronautas falha em teste de voo

Uma das rodas da nave não saiu no momento da aterrissagem.
Empresa divulgou vídeo, mas cortou momento em que ocorreu o problema.






Um protótipo de taxi espacial, desenvolvido em parceria com a agência espacial americana (Nasa), falhou em seu teste de voo ontem, na base aérea de Edwards, em Mojave, Califórnia. A nave foi danificada logo após sua aterrissagem, porque uma das rodas não saiu.
Batizado de Dream Chaser, o taxi aéreo é de propriedade da empresa Sierra Nevada e é um dos modelos que estão sendo desenvolvidos para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional, depois da aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011. A empresa publicou um vídeo do teste, mas as imagens são cortadas pouco antes de a aeronave tocar o solo.

O Dream Chaser, da empresa Sierra Nevada, é um dos três protótipos que pode substituir os ônibus espaciais (Foto: REUTERS/NASA/Ken Ulbrich/Handout via Reuters)
O Dream Chaser, da empresa Sierra Nevada, é um dos três protótipos que pode substituir os ônibus espaciais (Foto: REUTERS/NASA/Ken Ulbrich/Handout via Reuters)

O Dream Chaser foi transportado por um helicóptero de carga pesada a uma altitude de 3.81 km. Apesar de realizar um voo considerado satisfatório, uma de suas rodas não saiu durante a aterrissagem e o táxi aéreo derrapou e foi parar na areia, fora da pista. A tripulação de cabine e os computadores de bordo não foram danificados.
A empresa planeja realizar um segundo teste autônomo no ano que vem, antes que ele seja preparado para um voo pilotado.
As empresas competidoras da Sierra Nevada, Space Exploration Technologies e Boeing trabalham em cápsulas que retornariam com paraquedas para a Terra.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/taxi-aereo-para-transportar-astronautas-falha-em-teste-de-voo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário