sábado, 30 de novembro de 2013

China lançará neste final de semana sonda para explorar a Lua

'Coelho de Jade' partirá domingo (1º) da base de Xichang.
Sonda realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em 3D.


A China lançará à 1h30 local de segunda-feira (2) - 15h30 Brasília de domingo, 1º - sua primeira sonda espacial destinada a pousar na Lua, que levará o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade", informou neste sábado (30) a TV estatal.
"A missão Chang'e-3 será lançada em 2 de dezembro, à 1h30, da base de satélites de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste)", informou a TV estatal.

Jipe chinês ‘Coelho de Jade’, em imagem de arquivo de 5 de novembro. (Foto: Peter Parks / Arquivo / AFP Photo)
Jipe chinês ‘Coelho de Jade’, em imagem de arquivo de 5 de novembro. (Foto: Peter Parks / Arquivo / AFP Photo)

O lançamento marcará uma etapa importante na conquista espacial chinesa, que Pequim realiza com um atraso importante em relação a Estados Unidos e Rússia.
A imprensa estatal destacou nos últimos dias os resultados esperados do veículo lunar, um carro de seis rodas cujo nome foi inspirado na mitologia chinesa. Segundo a lenda, um coelho vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade. O animal tem por companheira Chang'e, a deusa da Lua.
Com a missão Chang'e-3, a China realizará seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares.
As sondas Chang'e-1 (outubro de 2007) e Chang'e-2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua
O Coelho de Jade, dotado de painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/china-lancara-neste-final-de-semana-sonda-para-explorar-lua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário