sábado, 2 de novembro de 2013

DOSSIÊ: AQUECIMENTO GLOBAL (1ºParte)

Inicialmente, era uma discussão para especialistas. Alguns anos atrás, a imprensa começou a abordar o assunto. A polêmica cresceu. Neste ano, porém, com a divulgação de um amplo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o debate está quase totalmente superado por uma certeza: a ação do homem sobre o meio ambiente está esquentando o planeta. Há mais: se esse processo não for revertido, as consequências podem ser dramáticas para as próximas gerações.



Num passado mais distante, a idéia de que a espécie humana pudesse alterar algo tão complexo como o clima era considerada apenas uma possibilidade. Os cientistas já sabiam havia algumas décadas que, desde a Revolução Industrial, no século XVIII, com o início do uso de combustíveis fósseis - como o petróleo - e com a mudança no emprego da terra - com o desmatamento e a decomposição de matéria orgânica em aterros, depósitos de lixo e arrozais -, se passou a liberar uma imensa quantidade de gases que aprisionam calor na atmosfera. Há tempos eles vinham alertando para o fato, mas sempre se mostraram cautelosos quanto às conseqüências. A situação agora é outra.
RELATÓRIO EM TRÊS PARTES
O relatório do IPCC de 2007, que é o quarto, foi dividido em três partes. Em fevereiro divulgou-se em Paris a primeira parte, contendo os resultados mais recentes das pesquisas sobre o aquecimento global. Os cerca de 2,5 mil especialistas mobilizados pela ONU para estudar o clima concluíram que, no século XX, a temperaturado planeta subiu 0,7 grau Celsius. Desde 1750, houve um aumento de 35% na quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.





O documento do IPCC dá como "inequívoco" o aquecimento do sistema climático mundial, e afirma que esse aumento não pode ser atribuído somente às alterações naturais do ambiente. Algumas conseqüências do aquecimento global já podem ser observadas. As neves eternas no topo de montanhas como o Kilimanjaro, na África, estão desaparecendo. Enormes icebergs desprendem-se da Antártica e, no Ártico, o degelo aumenta a cada ano, enquanto no Canadá lagos e rios demoram para congelar no inverno. Ciclones tropicais aparecem com mais freqüência e com mais força.
O ano de 2005 foi mais quente desde que os registros começaram a ser feitos, batendo o recorde de 1998, segundo a Nasa. E 2007 pode ser ainda mais quente. No mundo todo, as pessoas se perguntam: o que está acontecendo com o clima? Segundo o relatório, mesmo que a concentração dos gases que provocam o efeito estufa fosse mantida nos mesmos níveis de 2000 - o que é difícil, considerando o crescimento da economia mundial -, seria de esperar um aumento de0,1 ºC por década. A tendência é que mais 0,4 ºC seja acrescido na temperatura média do planeta nos próximos 20 anos .
Para fazer uma previsão do futuro, os cientistas apresentam seis possibilidades: no melhor dos casos, até 2100 haveria um aumento entre 1,1 ºC e 2,9 ºC na temperatura do planeta. A pior situação prevê um aumento entre 2,4 ºC e 6,4 ºC. O aumento do nível dos oceanos seria entre 18 e 38 centímetros, na melhor das hipóteses, e entre 26 e 59 centímetros, na pior




CÉTICOS: A CORRENTE CRÍTICAA divulgação do relatório explicitou uma ameaça real sobre o planeta e causou certo pânico.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_262600.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário