quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Imagens da Nasa mostram 'cometa do século' se aproximando do Sol

Ison encontra astro nesta quinta-feira (28) e pode se desintegrar.
Segundo astrônomo, objeto já apresenta diminuição em seu brilho.


Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO)
Cometa Ison se aproxima do Sol na tarde desta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/Soho/SDO)

O cometa Ison, mais conhecido como "cometa do século", foi visto na tarde desta quinta-feira (28) passando muito perto do Sol em uma imagem feita pela agência espacial americana (Nasa) e pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, o cometa já está muito próximo do Sol, numa distância de "apenas" 1,5 milhão de quilômetros.
"Ele ainda parece intacto, apesar de que nenhuma sonda poderá mostrar se ele já se partiu. Se o cometa vai sobreviver a essa passagem, ainda é uma incógnita, mas uma diminuição inesperada do seu brilho sugere que ele não deve conseguir sobreviver. Por outro lado, pode significar apenas a exaustão do seu gelo superficial", explica.
Visto da Terra, o cometa Ison está localizado na constelação de Virgem. Algumas previsões sugerem que ele pode se desintegrar quando chegar perto das forças gravitacionais do Sol, já que seu núcleo seria gelado e frágil.
O Ison foi descoberto pela primeira vez em setembro do ano passado. Segundo os astrônomos, o cometa se manteve relativamente calmo até o dia 1° deste mês, quando liberou uma grande quantidade de gás e poeira. No dia 13, houve uma segunda liberação de matéria, aumentando ainda mais sua atividade.
Essas perdas de material foram causadas pelo intenso calor do Sol, cuja radiação atinge o minúsculo núcleo do cometa à medida que ele se aproxima do astro.

Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&NASA/SOHO/SDO)
Composição mostra 'cometa do século' indo em direção ao Sol nesta quinta (28) (Foto: ESA&Nasa/Soho/SDO)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/imagem-da-nasa-mostra-cometa-do-seculo-se-aproximando-do-sol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário