segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nasa cria imagem de Saturno que é um mosaico de fotos do público

Sonda Cassini fez imagens da Terra e de Saturno em julho.
Nasa pediu para público acenar no momento em que sonda tirava fotos.


Imagem de Saturno também foi composta por retratos enviados pelo público. (Foto: AP Photo/NASA\JPL)
Imagem de Saturno também foi composta por retratos enviados pelo público. (Foto: AP Photo/NASA\JPL)

A Nasa divulgou, nesta sexta-feira (22), uma imagem de Saturno formada por um mosaico de fotografias enviadas pelo público para o projeto "Acene para Saturno" (Wave at Saturn).
Em 19 de julho, a sonda espacial Cassini, da Nasa, conseguiu fazer imagens raras de Saturno e seus anéis e também do planeta Terra . De acordo com a agência Associated Press, nesse dia, Saturno ficou alinhado entre a sonda e o sol, fazendo com que o planeta cobrisse a forte luz solar e pudesse ser observado com mais detalhes. Na mesma ocasião, a sonda também aproveitou para fazer uma imagem da Terra.
Esse tipo de imagem da Terra, feita de um ponto mais distante do sistema solar, é rara e só havia sido atingida com sucesso em duas ocasiões anteriores. Isso porque, nessa distância, as câmeras são sempre ofuscadas pelo brilho solar.
Nesse dia especial, a Nasa pediu que os "terráqueos"  saíssem de suas casas e acenassem em um horário determinado para o fotógrafo que orbitava Saturno. A agência pediu também que os observadores lhe enviassem as fotos dos acenos.
Agora, a Nasa fez uma montagem das imagens tiradas pela sonda Cassini da Terra (divulgada em agosto) e de Saturno, compostas por um mosaico dos retratos enviados pelo público.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/nasa-cria-imagem-de-terra-formada-por-mosaico-de-fotos-do-publico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário