sexta-feira, 1 de novembro de 2013

No Halloween, Nasa divulga nova foto da Nebulosa Cabeça da Bruxa

'Berçário' de estrelas fica a centenas de anos-luz, na constelação de Órion.
Nuvens verdes lembram perfil de uma 'bruxa malvada' gritando pelo espaço.


Nebulosa Cabeça da Bruxa, a centenas de anos-luz da Terra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/AFP)
Nebulosa Cabeça da Bruxa, a centenas de anos-luz de distância da Terra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/AFP)

Uma nova imagem da Nebulosa Cabeça da Bruxa, localizada a centenas de anos-luz de distância da Terra, na altura do "joelho" da constelação de Órion, foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela agência espacial americana (Nasa), em comemoração ao Halloween.
Vista da direita para a esquerda, a região lembra o perfil de uma "bruxa malvada", com o queixo e o nariz proeminentes e a boca aberta, como se estivesse gritando pelo espaço.
Esse registro em infravermelho foi feito pelo telescópio Wise, da Nasa. Segundo astrônomos, a nebulosa, também conhecida como IC 2118, é um "berçário" onde nascem inúmeras estrelas. Suas nuvens verdes são iluminadas por astros de grande massa.
Após um período de "hibernação" que começou em 2011, depois de duas varreduras completas do céu, o telescópio Wise foi reativado recentemente para caçar asteroides, em um programa da Nasa chamado Neowise.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/no-halloween-nasa-divulga-nova-foto-da-nebulosa-cabeca-da-bruxa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário