quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rússia enviará robô à Estação Espacial Internacional em 2014

País apresentou nova versão do robô humanoide nesta quarta-feira.
Equipamento é a versão russa do Robonauta, desenvolvido pela Nasa.


A Rússia apresentou, nesta quarta-feira (27), o SAR-401, versão mais recente do robô humanoide desenvolvido pelo país. A aprasentação, feita no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, mostrou que o robô tem habilidades como levantar objetos pesados e manipular objetos delicados.
Trata-se da versão russa do androide Robonauta, desenvolvido pela Nasa. O robô deve ser controlado remotamente, por um operador que utilizará um equipamento especial. A Rússia afirma que uma versão anterior do robô, o SAR-400, está previsto para chegar à Agência Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2014.

Robô SAR-401 tem habilidades como segurar objetos pequenos. (Foto: AFP Photo/Kirill Kudryavtsev)
Robô humanoide russo deve ser enviado à Agência Espacial Internacional em 2014 (Foto: AFP Photo/Kirill Kudryavtsev)

Operador demonstra funcionamento do SAR-401 no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin nesta quarta-feira. (Foto:  AFP Photo/Kirill Kudryavtsev)
Operador demonstra funcionamento do SAR-401 no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin nesta quarta-feira. (Foto: AFP Photo/Kirill Kudryavtsev)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/russia-enviara-robo-estacao-espacial-internacional-em-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário