terça-feira, 12 de novembro de 2013

Satélite de 1 tonelada se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

'Goce' atravessou o céu da Sibéria, os oceanos Pacífico e Índico e a Antártida.
Equipamento foi lançando em 2009 e ficou sem combustível.


Satélite 'Goce', de uma tonelada, teria se desintegrado ao reentrar na atsmofera da Terra. (Foto: Agência Espacial Europeia  / Via AP Photo)
Satélite 'Goce', de uma tonelada, teria se desintegrado ao reentrar na atsmofera da Terra. (Foto: Agência Espacial Europeia / Via AP Photo)

Um satélite de uma tonelada fez, neste domingo (10), uma reentrada programada na atmosfera da Terra, e se desintegrou, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).
O equipamento chegou a dar um susto nos técnicos da ESA, pois eles admitiram que não sabiam onde os destroços do satélite “Goce” iria cair.
Goce se desintegrou após cruzar o céu sobre a Sibéria, os oceanos Pacífico e Índico e a Antártida. A porta-voz da Esa disse que o satélite poderia produzir peças de até 90 kg mesmo depois depois de destruído pelo atrito com a atmosfera terrestre.
Goce foi lançado em 2009 para mapear o campo gravitacional da Terra. Ele ficou sem combustível em outubro, terminando sua missão no espaço.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/satelite-de-1-tonelada-se-desintegra-ao-reentrar-na-atmosfera-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário