sábado, 9 de novembro de 2013

Sonda indiana ativa motor para sair da órbita da Terra e rumar a Marte

Propulsão liberará nave do empuxo gravitacional da Terra, rumo a Marte.
Objetivo da missão é detectar metano na atmosfera marciana.

A Índia lançou nesta terça-feira (5) sua primeira missão ao planeta Marte, um ambicioso projeto que só Rússia, Estados Unidos e Agência Espacial Europeia conseguiram com sucesso, informou o órgão espacial indiano em seu site. (Foto: Seshadri Sukumar/AFP/ AFP/Doordarshan Television)
A Índia lançou nesta terça-feira (5) sua primeira missão ao planeta Marte, um ambicioso projeto que só Rússia, Estados Unidos e Agência Espacial Europeia conseguiram com sucesso, informou o órgão espacial indiano em seu site. (Foto: Seshadri Sukumar/AFP/ AFP/Doordarshan Television)

A nave espacial enviada pela Índia a Marte completou a primeira de uma série de ativações de seus motores, concebidos para libertá-la do empuxo gravitacional da Terra e propulsioná-la em direção ao planeta vermelho, afirmaram cientistas nesta sexta-feira (8).
A primeira "manobra de saída de órbita", que envolve a ativação de um propulsor movido a combustível líquido, foi executada na quinta-feira (7), seguida de uma segunda ativação nesta sexta, informou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês).
"A segunda manobra de saída da órbita da nave orbitadora de Marte, com início às 02h18m51s (IST, horário padrão indiano) de 8 de novembro, com um tempo de queima de 570,6 segundos, foi concluída com sucesso", destacou em um comunicado a ISRO, com sede em Bangalore.
A Índia iniciou na última terça-feira a jornada para se tornar o primeiro país asiático a chegar a Marte com o lançamento bem sucedido de uma sonda não-tripulada de 1,35 tonelada, presa a um foguete.
Como carece de potência para voar diretamente a Marte, a sonda vai orbitar a Terra por quase um mês e a ativação dos motores deve aplicar a velocidade necessária ao foguete para que possa se libertar do empuxo gravitacional do planeta.
Só quando todas as seis manobras de ativação dos motores forem realizadas com êxito é que começará o segundo estágio de sua jornada de nove meses a Marte.
O principal objetivo da missão é detectar metano na atmosfera marciana, o que pode dar evidências de algum tipo de vida no quarto planeta do Sistema Solar.
Nunca antes a Índia tinha se aventurado em viagens interplanetárias e mais da metade de todas as missões a Marte fracassaram, inclusive a da China, em 2011, e a do Japão, em 2003.
O custo do projeto, de 4,5 bilhões de rúpias (US$ 73 milhões), corresponde a menos de um sexto dos US$ 455 milhões destinados pela Nasa a uma sonda marciana, com lançamento previsto para o final deste mês.
O presidente da ISRO, K. Radhakrishnan, denominou a missão de um "ponto crítico" para as ambições espaciais da Índia e algo que demonstrará as habilidades do país na tecnologia de foguetes.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/sonda-indiana-ativa-motor-para-sair-da-orbita-da-terra-e-rumar-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário