sábado, 28 de dezembro de 2013

As imagens mais marcantes do espaço em 2013

Galeria preparada pela BBC mostra algumas das melhores imagens relacionadas ao espaço no ano.

O clipe no qual o astronauta canadense e comandante da Estação Espacial Internacional Chris Haldfield canta 'Space Oddity', de David Bowie, foi um dos momentos mais memoráveis do ano. O "primeiro vídeo musical do espaço" se tornou viral ao ser lançado na  (Foto: Nasa / Chris Haldfield)
O clipe no qual o astronauta canadense e comandante da Estação Espacial Internacional Chris Haldfield canta 'Space Oddity', de David Bowie, foi um dos momentos mais memoráveis do ano. O 'primeiro vídeo musical do espaço'; se tornou viral ao ser lançado na (Foto: Nasa / Chris Haldfield)

Em maio deste ano, o astronauta canadense Chris Hadfield se transformou em uma celebridade internacional com um vídeo no qual aparecia tocando violão e cantando a música Space Oddity, de David Bowie. Tudo isso dentro da Estação Espacial Internacional, com gravidade zero.
As imagens do clipe, assim como muitas das fotos tiradas pelo próprio Hadfield a bordo da Estação Espacial e divulgadas por sua conta no Twitter, são algumas das imagens mais marcantes do espaço em 2013, reunidas nesta galeria pela BBC.
A seleção de 16 fotos inclui também imagens marcantes como a de Saturno, feita em novembro pela sonda Cassini, da Nasa, na qual a Terra aparece como um minúsculo ponto azul claro.
Também foram incluídas uma imagem do jipe-robô Curiosity, que completou um ano analisando o solo de Marte, e o pouso da sonda-robô chinesa Yutu na Lua, o primeiro pouso no satélite em 37 anos.

Entre 12 e 14 de maio, o Sol emitiu quatro erupções intensas de radiação. Essas erupções solares de classe X são o tipo mais intenso conhecido a partir do Sol. Esta imagem, do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa, mostra a primeira das erupções,  (Foto: Nasa / ISS)
Entre 12 e 14 de maio, o Sol emitiu quatro erupções intensas de radiação. Essas erupções solares de classe X são o tipo mais intenso conhecido a partir do Sol. Esta imagem, do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa, mostra a primeira das erupções, (Foto: Nasa / ISS)

Dentro da janela de observação Cupola, na Estação Espacial Internacional, o astronauta americano Chris Cassidy usa uma lente de 400 milímetros para fotografar a Terra, 400 quilômetros abaixo. (Foto: Nasa / ISS)
Dentro da janela de observação Cupola, na Estação Espacial Internacional, o astronauta americano Chris Cassidy usa uma lente de 400 milímetros para fotografar a Terra, 400 quilômetros abaixo. (Foto: Nasa / ISS)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/as-imagens-mais-marcantes-do-espaco-em-2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário