segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

China celebra com fotografias o 'êxito total' da missão lunar

Veículo teleguiado e módulo de pouso da sonda tiraram fotos um do outro.
Agência anunciou lançamento em 2017 da quinta missão lunar do país.


Veículo teleguiado 'Coelho de Jade' (em cima) e módulo de pouso da sonda Chang'e-3 (embaixo) tiram fotos mútuas na superfície da Lua.  (Foto: AFP Photo/CCTV)
Veículo teleguiado 'Coelho de Jade' (em cima) e módulo de pouso da sonda Chang'e-3 (embaixo) tiram fotos mútuas na superfície da Lua (Foto: AFP Photo/CCTV)


A China celebrou nesta segunda-feira (16) o "êxito total" da sonda espacial Chang'e-3, com a divulgação pela imprensa oficial das primeiras fotografias feitas na Lua pelo veículo de exploração teleguiado "Coelho de Jade".
O "Coelho de Jade", com a bandeira chinesa, ativou os painéis solares com os quais obtém energia e deu os primeiros passos na Baía do Arco-Íris, na superfície lunar.
O veículo fez uma fotografia do módulo de pouso da Chang'e-3, dotado de quatro pés, que chegou no sábado (14) ao satélite natural da Terra. O módulo de pouso, por sua vez, tirou uma foto do veículo teleguiado, que recebeu o nome de "Coelho de Jade" em homenagem à mitologia chinesa.
"O alcance da missão lunar vai além de tudo o que podemos imaginar", afirma o jornal "China Daily" em editorial com o título "Fantástica missão lunar".
"Com o rápido aumento da população mundial e o esgotamento de vários recursos, os avanços na exploração espacial e o uso pacífico dos recursos da Lua ou Marte poderiam ser uma opção para a humanidade em um futuro próximo", destaca o jornal.
No domingo (15) à noite, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang visitaram o centro de controle espacial de Pequim, onde foi anunciado formalmente o sucesso da missão Chang'e-3.
A agência oficial Xinhua anunciou nesta segunda-feira o lançamento em 2017 da Chang'e-5, a quinta missão lunar da China. Para 2015, está programado o lançamento da missão Chang'e-4.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/china-celebra-com-fotografias-o-exito-total-da-missao-lunar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário