quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nasa divulga imagem do Sol e ponto onde deveria surgir o cometa Ison

Segundo astrônomos, cometa não resistiu após passar perto do Sol.
Núcleo era menor do que se estimava, de acordo com especialistas.


Imagem da Nasa mostra o Sol e o ponto em cruz (+) onde o Ison deveria aparecer (Foto: AP/Nasa)
Imagem da Nasa mostra o Sol e o ponto em cruz (+) onde o Ison deveria aparecer (Foto: AP/Nasa)

Uma imagem divulgada pela Nasa na noite desta terça-feira (10) mostra que o cometa Ison provavelmente não sobreviveu depois de passar muito próximo do Sol. A imagem aponta um sinal em cruz onde deveria aparecer o cometa, ou fragmentos dele, depois da passagem pela coroa solar.  Segundo astrônomos que acompanharam a passagem do Ison pelo periélio no dia 28 de novembro, o cometa "está morto". Apesar de alguns fragmentos ainda terem aparecido em seguida, eles logo sumiram.
O astrônomo Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa Naval, que liderou a campanha para observar o cometa, disse que o Ison foi esticado e puxado pela poderosa gravidade do Sol e também foi atingido com a radiação solar. "Neste momento, parece que não há mais nada", disse Battams na conferência da União Geofísica Americana, em San Francisco, segundo a agência Associated Press. "Desculpe, o cometa Ison está morto. Mas a sua memória vai viver."
De acordo com os pesquisadores, o Ison era muito pequeno para resistir à passagem a 1,2 milhão de quilômetros de distância do Sol. Battams explicou que o núcleo do cometa era menor que o estimado inicialmente e tinha meia milha (800 metros) de largura. Outro astrônomo, Alfred McEwen, do laboratório HiRISE, da Universidade do Arizona, disse que o cometa tinha o comprimento de cinco a seis campos de futebol.
Os astrônomos esperavam que o Ison pudesse sobreviver, porque alguns cometas, mas não a maioria, conseguem seguir em atividade após abordagens estreitas com o Sol.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/nasa-divulga-imagem-do-sol-e-ponto-onde-deveria-surgir-o-cometa-ison.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário