segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sonda indiana rumo a Marte deixa a órbita da Terra

Foguete, em órbita desde início de novembro, leva a sonda Mangalyaan.
Com projeto barato, Índia tenta ser 1º país asiático a chegar ao planeta.


Imagem do canal de televisão NDTV mostra o Veículo de Lançamento de Satélite Polar (PLSV - C25) no momento do lançamento da missão. (Foto: AFP Photo/NDTV/Doordarshan)
Imagem do canal de televisão NDTV mostra o Veículo de Lançamento de Satélite Polar (PLSV - C25) no momento do lançamento da missão, no início de novembro. (Foto: AFP Photo/NDTV/Doordarshan)

A Índia iniciou neste domingo (1º) uma nova etapa da viagem de sua sonda para explorar Marte, um projeto com o qual o país quer se converter no primeiro da Ásia a chegar ao Planeta Vermelho.
"O foguete está a caminho para chegar a Marte depois de uma viagem de dez meses em torno do Sol", afirmou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês), em um comunicado.
O foguete, que estava em órbita ao redor da Terra desde o início de novembro, leva a bordo a sonda Mangalyaan (também chamada Mars Orbiter), de cor dourada e do tamanho de um carro pequeno.
Como o foguete indiano que transporta a sonda não é bastante potente para a missão (32 km por segundo), os engenheiros tiveram a ideia de fazê-lo orbitar em torno da Terra durante um mês para ganhar velocidade e, neste domingo, o aparelho conseguiu deixar a órbita terrestre.
A decolagem aconteceu em 5 de novembro e desde então foram realizadas com êxito seis manobras com os propulsores.
"É um momento crucial. A Índia entrará pela primeira vez no vasto espaço interplanetário com um aparelho de concepção indiana para demonstrar suas capacidades tecnológicas", afirmou à AFP o diretor da Isro, K. Radhakrishnan.
A sonda indiana, desenhada e construída em muito pouco tempo e com um orçamento reduzido, possui captadores para medir se há metano na atmosfera de Marte, uma presença que validaria a hipótese da existência de formas de vida primitivas no planeta.
Nunca antes a Índia tinha se aventurado em viagens interplanetárias e mais da metade de todas as missões a Marte fracassaram, inclusive a da China, em 2011, e a do Japão, em 2003.
O custo do projeto, de 4,5 bilhões de rúpias (US$ 73 milhões), corresponde a menos de um sexto dos US$ 455 milhões destinados pela Nasa a uma sonda marciana.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/sonda-indiana-rumo-marte-deixa-orbita-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário